Bloco central baixa nas intenções de voto e dá espaço aos extremos

  • ECO
  • 19 Abril 2021

O PS e o PSD baixam nas intenções de voto enquanto o Bloco de Esquerda e o PAN conseguem recuperar terreno. O CDS continua em último com 3,1%.

O barómetro de abril da Intercampus para o Correio da Manhã (acesso pago) e o Jornal de Negócios (acesso pago) divulgado esta segunda-feira mostra uma redução das intenções de voto no bloco central: o PS mantém a liderança, mas desce 1,4 pontos percentuais para os 36,2% enquanto o PSD desce três décimas para os 23,3% dos inquiridos. Esta foi a maior queda mensal dos socialistas desde setembro do ano passado, atingindo o nível mais baixo em um ano, apesar de manterem a liderança.

Com o centro político português em queda, são os extremos que reforçam as suas posições, com o Bloco de Esquerda e o Chega a registar 9,4% das intenções de voto. Os bloquistas registam a segunda maior subida deste barómetro, aproveitando a queda do PS e mantendo-se assim taco a taco com o partido de extrema-direita, tal como têm sugerido as sondagens dos últimos meses.

Depois surge a CDU com 5,2%, a Iniciativa Liberal com 5% e o PAN com 4,8%. O CDS figura em último com 3,1%. A direita toda junta, incluindo o Chega, vale 40,8%, o que fica bastante aquém do espetro político à esquerda. Fica até abaixo da soma do PS com o PAN, o partido que tem a maior subida mensal deste barómetro, capitalizando a descida dos socialistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco central baixa nas intenções de voto e dá espaço aos extremos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião