5 coisas que vão marcar o dia

Desconfinamento avança em quase todo o país. Arranca o período de respostas aos Censos 2021. INE e Eurostat apresentam indicadores sobre impacto da pandemia na economia.

O país dá novo passo no plano de desconfinamento com reabertura das escolas secundárias e universidades. Se recebeu uma carta dos Censos 2021, pode começar a responder já a partir de hoje. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apresenta as estatísticas rápidas do transporte aéreo em fevereiro e o Eurostat revela o impacto da crise da pandemia no setor da construção. Costa e Silva debate “Os Grandes Desafios para Portugal pós-covid-19” em Lisboa.

Portugal dá novo passo no desconfinamento

O país avança nova etapa no plano de desconfinamento: ensino secundário e ensino superior passa a ter aulas presenciais, podem reabrir todas as lojas e centros comerciais e ainda os restaurantes, cafés e pastelarias podem voltar a atender clientes no interior, à mesa e ao balcão, com capacidade limitada. Há dez concelhos que ficam de fora desta fase pois o risco é elevado.

Arrancam os Censos 2021

Provavelmente já terá recebido uma carta com o código para responder aos Censos 2021. Se assim foi, pode começar a responder a partir desta segunda-feira. Não precisa de se deslocar para qualquer sítio, basta aceder à internet (neste link aqui) para fazer o seu recenseamento. O INE pede “a maior brevidade possível, de preferência até ao dia 3 de maio”. A resposta é obrigatória.

INE divulga indicadores

O gabinete de estatísticas vai divulgar vários indicadores, com destaque para a Atividade dos Transportes, que terão as estatísticas rápidas do transporte aéreo relativas a fevereiro. Também serão conhecidas as Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação e os Índices de Preços na Produção Industrial, ambos os indicadores relativos a março.

Qual foi o impacto da Covid-19 na construção?

Lá fora, o Eurostat também tem previsto a divulgação de vários indicadores. Desde logo, o gabinete de estatísticas europeu divulga o impacto da crise da pandemia no setor da construção. Também vai divulgar dados sobre o mercado do trabalho e sobre as contas nacionais trimestrais de cada Estado membro no quarto trimestre.

Costa e Silva discute futuro de Portugal

O professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa e autor do Plano de Recuperação e Resiliência é convidado do almoço/debate organizado pelo American Club of Portugal e que terá como tema “Os Grandes Desafios para Portugal pós-covid-19”. O evento arranca às 12h30 e tem lugar no Sheraton Lisboa Hotel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião