Quais as ofertas mais baratas na luz e gás? Veja aqui

Há ofertas na luz e gás que podem representar uma poupança de mais de cem euros por ano, para as famílias mais numerosas.

São vários os operadores no mercado da energia, e nem sempre pode ser fácil identificar qual é a melhor oferta. Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a escolha da oferta mais competitiva pode permitir uma poupança anual que chega às centenas de euros face à tarifa regulada.

Dependendo do tipo de consumidor, a poupança pode ser de até 48 euros por ano no gás natural, 204 euros para as famílias que têm eletricidade ou mesmo 217 euros nas ofertas duais, segundo os boletins de ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural da ERSE, relativos ao primeiro trimestre de 2021

As melhores ofertas variam consoante o tipo de consumidores, sendo que na eletricidade, a Galp Power, Luzboa e EDP apresentam a menor fatura mensal. Já no gás natural, a escolha mais em conta pode recair sobre a Endesa ou a GALP Power, dependendo do agregado. Quanto às ofertas duais, o destaque vai para a Endesa e a EDP Comercial.

Para um casal sem filhos

Para o consumidor tipo 1, isto é, um casal sem filhos, é a Galp Power (Galp & Continente Eletricidade Verde (FE+DD)) que tem a oferta de eletricidade mais em conta, com um “valor de 32,35 euros por mês, que corresponde a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 3,42 euros em relação à Tarifa Regulada”, nota a ERSE.

Já para aqueles que têm gás natural, a menor fatura mensal é da Endesa (Quero + Gás – Plano Amigo), “com um valor de 7,98 euros por mês, que corresponde a um desconto de 33% e uma poupança mensal de 3,97 euros em relação à Tarifa Regulada”.

Finalmente, aqueles que optam por uma oferta dual encontram também na Endesa (Quero + Luz e Gás – Plano Amigo) a opção mais barata, de 41,80 euros mensais, o que se traduz num desconto de 12% e uma poupança mensal de 5,92 euros face à Tarifa Regulada.

Para um casal com dois filhos

Já se tivermos em conta um casal com dois filhos, a “oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da LuzBoa (LUZBOA SPOT) com um valor de 78,37 euros por mês, que corresponde a um desconto de 12% e uma poupança mensal de 10,57 euros em relação à Tarifa Regulada”, conclui a ERSE, a partir do simulador de preços.

Se estes consumidores precisarem apenas do fornecimento de gás natural, a Endesa (Quero + Gás – Plano Amigo) é a oferta mais barata, “com um valor de 18,83 euros por mês, que corresponde a um desconto de 17% e uma poupança mensal de 3,79 euros em relação à Tarifa Regulada”.

Quanto às ofertas duais, é a EDP Comercial (Gás + Eletricidade – Desconto de Amigo (CC+DD+FE)) que tem a menor fatura ao final do mês, de 103,53 euros mensais, correspondendo a um desconto de 7% e uma poupança mensal de 8,03 euros para a Tarifa Regulada.

Para um casal com quatro filhos

Para uma casa com mais pessoas, a “oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto de Amigo (CC+DD+FE)), com um valor de 173,57 euros por mês, que corresponde a um desconto de 9% e uma poupança mensal de 17,02 euros em relação à Tarifa Regulada”, segundo a ERSE.

Um casal com quatro filhos que opte pelo gás natural, a Galp Power (Galp & Continente Gás Natural (FE+DD)) tem a oferta mais em conta, de 41,60 euros por mês, traduzindo-se num desconto de 7% e uma poupança mensal de 2,98 euros face a Tarifa Regulada.

Entre as ofertas comerciais duais para este tipo de consumidor, a que sai mais em conta é a EDP Comercial (Gás + Eletricidade – Desconto de Amigo (CC+DD+FE)), com um valor de 217,12 euros por mês. Esta opção dá um desconto de 8% e uma poupança mensal de 18,05 euros em relação à Tarifa Regulada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais as ofertas mais baratas na luz e gás? Veja aqui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião