UE desiste de 300 milhões de doses extra das vacinas da AstraZeneca e Johnson&Johnson
Bruxelas optou por não comprar 300 milhões de doses extra das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Johnson & Johnson.
A União Europeia vai optar por não receber as 300 milhões de doses extra das vacinas da AstraZeneca e da Johnson&Johnson contra a Covid-19, confirmou um funcionário do bloco à Reuters.
“Não há necessidade de exercer as opções” para as doses extra, disse o funcionário superior da UE, que está diretamente envolvido em conversações com os fabricantes de vacinas.
Esta decisão é um sinal que Bruxelas está a distanciar-se da AstraZeneca depois da farmacêutica não cumprir com os prazos de entrega das vacinas ao bloco europeu devido a problemas de produção, avançou o Jornal The Irish Times.
A União Europeia tem um contrato para um total de 400 milhões de doses com a Johnson&Johnson, das quais 200 milhões de doses já foram adquiridas. Para além disso, tem também um contrato separado com a AstraZeneca de 400 milhões de doses no total, das quais apenas 300 milhões já foram adquiridas.
Recentemente, a UE manifestou interesse em comprar mais doses à Pfizer e ao seu parceiro BioNTech, aumentando as suas apostas na tecnologia de RNA (mRNA) utilizada pela empresa, em oposição à tecnologia de vetor viral utilizada pela AstraZeneca e Johnson & Johnson (J&J).
Os governos da UE estão sob pressão para acelerar os seus programas de vacinação Covid-19, tendo em conta que estão atrás de países como o Reino Unido e os EUA, devido a atrasos de fornecimento e preocupações de segurança em relação à coagulação sanguínea.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE desiste de 300 milhões de doses extra das vacinas da AstraZeneca e Johnson&Johnson
{{ noCommentsLabel }}