5 coisas que vão marcar o dia

Banco de Portugal mede o pulso à atividade económica esta sexta-feira. No mesmo dia em que se realiza a assembleia geral dos acionistas da Galp, os gestores da TAP explicam pior resultado de sempre.

Em Portugal, as atenções estarão viradas para a assembleia geral dos acionistas da Galp que se realiza esta sexta-feira, no mesmo dia que os gestores da TAP explicam em conferência o pior resultado de sempre da empresa. O Banco de Portugal vai dar a conhecer esta sexta-feira a evolução da atividade económica e do consumo privado nos últimos meses. No desporto, a UEFA decide possíveis sanções impostas aos clubes que fazem parte da Superliga Europeia.

Acionistas da Galp votam dividendos em ano de prejuízos

Os acionistas da Galp Energia reúnem-se esta sexta-feira para a assembleia geral anual que decorre às 10H00 em Lisboa. Nesta reunião vão deliberar sobre o relatório único de gestão, as contas individuais e consolidadas, assim como o pagamento de dividendos e outros documentos de prestação de contas referentes ao exercício de 2020. No ano passado, a petrolífera registou prejuízos de 42 milhões de euros, um resultado negativo que compara com os 560 milhões de euros de lucro alcançado em 2019. Apesar disso, a administração propôs a distribuição de um dividendo de 35 cêntimos por ação.

Banco de Portugal mede o pulso à atividade económica

O banco central português vai dar a conhecer esta sexta-feira a evolução da atividade económica e do consumo privado nos últimos meses. Os indicadores coincidentes mostram a saúde da economia nacional. Em fevereiro, o endividamento da economia voltou a subir e a dívida dos agentes económicos (excluindo os bancos) deu um salto de quase 5,4 mil milhões de euros para atingir um novo recorde de 751,4 mil milhões de euros”, indicou o Banco de Portugal na quinta-feira.

Gestores da TAP explicam pior resultado de sempre

A TAP registou prejuízos de 1.230,3 milhões de euros em ano de pandemia. Apesar dos cortes de custos (incluindo os associados ao plano de reestruturação), as contas de 2020 foram especialmente penalizadas pela Covid-19 que levou a uma forte quebra nos passageiros e na carga transportados. Os resultados — que são os mais negativos de sempre para a empresa — vão ser explicados esta sexta-feira à tarde em conference call com analistas pelo CEO Ramiro Sequeira e o chairman Miguel Frasquilho.

Ministros da UE reúnem-se para debater ambiente

Esta sexta-feira decorre uma reunião informal, por videoconferência, com os ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pelo Ambiente, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, presidida por João Pedro Matos Fernandes. Os ministros terão a oportunidade de discutir a estratégia europeia de adaptação às alterações climáticas e de debater casos concretos de gestão de água num quadro de escassez deste recurso. Da agenda do encontro fazem ainda parte a discussão da dimensão internacional da adaptação às alterações climáticas e a sua relação com os objetivos estabelecidos no quadro do Acordo de Paris.

UEFA decide possíveis sanções impostas aos clubes que fazem parte da Superliga Europeia

O comité executivo da UEFA vai reunir esta sexta-feira para decidir sobre possíveis sanções impostas aos clubes que fazem parte da Superliga Europeia, quais os clubes que vão disputar as meias-finais da Liga dos Campeões e as cidades-sede que vão receber os jogos do Euro2020. De acordo com um comunicado, o organismo liderado pelo esloveno Aleksander Ceferin disse que “conforme anunciado anteriormente pela FIFA e pelas seis Federações, os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeia ou mundial, e os seus jogadores poderão ver-lhes negada a oportunidade de representar as suas seleções nacionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião