Sondagem coloca PSD a subir quatro pontos e PS a descer dois

  • ECO
  • 22 Abril 2021

Uma sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e SIC, e que abrange o período da decisão da Operação Marquês, coloca o PSD a subir e o PS a descer nas intenções de voto dos portugueses.

As intenções de voto no PS desceram dois pontos percentuais face a novembro, de 39% para 37%, enquanto as do PSD subiram quatro pontos, de 25% para 29%. Os dados resultam de uma nova sondagem do ICS/ISCTE para Expresso e SIC e cujo trabalho de campo foi realizado entre 5 e 13 de abril, ou seja, incluindo já a sexta-feira em que o juiz Ivo Rosa proferiu a decisão instrutória da Operação Marquês.

O semanário destaca que os dois maiores partidos têm agora intenções de voto semelhantes aos resultados eleitorais das legislativas de 2019. E houve ainda uma subida e uma descida que se destacaram: o Chega passou de 1,3% para 6%, enquanto o CDS caiu de 4,2% para 1%. Sobre os demais, o BE recolheu 9% das intenções de voto (+1 p.p.), a CDU mantém os mesmos 7% de novembro, o PAN idem com 2%, e o mesmo para a Iniciativa Liberal com 1%.

Quanto à avaliação à atuação recente dos políticos (de 0 a 10), Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República) mantém a nota de 7,5, António Costa (primeiro-ministro) sobe para 6,2 (+0,2 pontos) e Rui Rio (líder da oposição, presidente do PSD) sobe para 4,9 (+0,6 pontos). A sondagem abrangeu uma amostra representativa composta por um total de 802 entrevistas válidas a indivíduos maiores de 18 anos. A margem de erro é de cerca de 3,5%, com um nível de confiança de 95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem coloca PSD a subir quatro pontos e PS a descer dois

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião