Costa diz que “se tudo correr bem” Portugal entrará na “última e definitiva fase” do desconfinamento

  • ECO
  • 26 Abril 2021

António Costa mostrou-se otimista com a possibilidade de na quinta-feira decidir que Portugal pode entrar na "última e definitiva fase" do desconfinamento.

O primeiro-ministro disse esta terça-feira que “se tudo correr bem” Portugal entrará na próxima semana na “última e definitiva fase” do plano de desconfinamento a “conta-gotas” apresentado em março. António Costa mostrou-se otimista com essa possibilidade, a qual vai ser discutida esta terça-feira na reunião do Infarmed e decidida no Conselho de Ministros de quinta-feira.

Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de Valença, o chefe de Governo disse ter a “esperança”, o que não significa o “compromisso”, de que se tenha a “confirmação daquilo que os dados aparentam indicar”. Isto é, “que estamos num bom caminho e que com segurança podemos dar o passo que falta dar”. A decisão será tomada pelo Governo no Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Se tudo correr bem estamos a uma semana de entrarmos na última e definitiva — espero que definitiva — fase de reabertura da nossa sociedade“, disse Costa, assinalando que “para lá chegarmos e nos mantermos” é preciso que tudo continue a “correr bem”.

“Não podemos correr o risco de as coisas descontrolarem-se”, avisou Costa, pedindo aos portugueses para não relaxarem nos seus comportamentos através do uso da máscara, da desinfeção das mãos e do distanciamento social. É preciso “muita cautela e muito cuidado”, disse, apelando para que se trate o vírus “com muito respeitinho” dado que surgem novas variantes que “circulam e mais cedo ou mais tarde batem-nos à porta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa diz que “se tudo correr bem” Portugal entrará na “última e definitiva fase” do desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião