Lisboa arranca semana em alta à boleia do BCP e Galp

Dia misto no setor energético: a EDP e EDP Renováveis corrigiram dos ganhos da semana passada e fecharam em baixa, enquanto a Galp somou mais de 1% depois de apresentar contas.

A bolsa de Lisboa começou a semana com o pé direito, aproveitando os bons desempenhos do BCP e da Galp, que avançaram mais de 1%. As praças europeias também fecharam a sessão desta segunda-feira em alta ligeira.

O PSI-20, o principal índice português, somou 0,41% para 5.020,86 pontos, sendo que apenas cinco cotadas fecharam abaixo da linha de água, com destaque para as duas empresas da família EDP: a EDP Renováveis caiu 0,97% e a EDP cedeu 1,53%, corrigindo dos fortes ganhos observados na semana passada.

Os melhores desempenhos pertenceram à Ramada Investimentos e aos CTT, com ambas as ações a subirem mais de 3%.

Contudo, entre os títulos com maior peso no índice, o destaque ficou reservado para o BCP e para a Galp. O banco liderado por Miguel Maya avançou 2,40% para 0,1153 euros e a petrolífera liderada por Andy Brown ganhou 1,67% para 9,502 euros, isto depois de ter reportado uma baixa dos lucros para 26 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, abaixo do esperado pelo mercado.

Galp soma após apresentar contas

Lisboa acompanhou os ganhos europeus. O índice de referência Stoxx 600 avançou cerca de 0,30% na sessão. Em Frankfurt, o Dax-30 somou apenas 0,10%, abaixo dos ganhos registados pelo francês Cac-40 e espanhol Ibex-35, que somaram 0,40% e 0,80%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa arranca semana em alta à boleia do BCP e Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião