Presidente da República fala ao país às 20h e pode anunciar fim do estado de emergência

  • Lusa
  • 27 Abril 2021

O Presidente da República vai falar aos portugueses às 20h00 desta terça-feira. Espera-se que anuncie que o país vai sair do estado de emergência para entrar em estado de calamidade.

O Presidente da República vai falar ao país esta terça-feira, pelas 20h00, depois de ouvir os partidos sobre o possível fim do estado de emergência, que já disse esperar que terminasse no fim deste mês. Esta informação foi avançada por fonte oficial da Presidência da República.

Há 20 dias, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que o estado de emergência não voltasse a ser decretado para além de abril e que se pudesse entrar numa “boa onda” em maio, o que fez depender dos dados da Covid-19 em Portugal.

Esta terça-feira, desde as 10h00, o chefe de Estado está a participar, por videoconferência, na 20ª sessão sobre a situação da covid-19 em Portugal, que junta especialistas e políticos, entre os quais o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e dirigentes dos partidos.

A sua agenda inclui, depois, “contactos com os partidos políticos com representação parlamentar”, com início às 15h00, sem especificar em que formato decorrerão — em vez das habituais “audiências aos partidos políticos”, com horas marcadas, que têm antecedido cada renovação do estado de emergência, ultimamente por videoconferência.

O atual período de estado de emergência — o 15.º decretado pelo Presidente da República no atual contexto de pandemia de Covid-19 — termina às 23h59 de sexta-feira, 30 de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República fala ao país às 20h e pode anunciar fim do estado de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião