Biden diz que EUA estão “prontos para o arranque” pós-pandemia

O presidente norte-americano apela à aprovação de investimentos de 2,3 biliões de dólares em infraestruturas. Quer financiar plano com impostos sobre os mais ricos.

Joe Biden declarou que os Estados Unidos estão “prontos para o arranque”, no primeiro discurso no Congresso, sinalizando a recuperação económica após a pandemia. O presidente norte-americano pediu apoio para uma grande agenda de impostos e despesas, apelando à aprovação de gastos públicos em infraestruturas, bem como uma expansão da rede de Segurança Social.

Depois de implementar um plano de estímulos de 1,9 biliões de dólares em março, Biden foca-se agora em obter apoio para um investimento em infraestruturas, no valor de 2,3 biliões, que apelidou de “projeto para os operários americanos” e uma expansão de 1,8 biliões da rede de Segurança Social, segundo o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Biden revelou ainda o Plano Famílias Americanas, um pacote de 1,8 biliões de dólares em créditos fiscais e que contempla prioridades domésticas, incluindo medidas que se debruçam sobre creches, licença familiar paga e faculdade comunitária gratuita.

O presidente dos EUA quer pagar as próximas fases do programa económico com impostos mais altos sobre as empresas e os mais ricos. A proposta desencadeou reações negativas em Wall Street, dos empresários e enfrenta oposição dos republicanos, mas Biden continua a defender a intenção de aumentar a receita arrecadada de grandes empresas e famílias com rendimentos elevados para financiar biliões de dólares em gastos do Governo.

“É hora de a América corporativa e os 1% mais ricos pagarem a sua parte justa. Basta pagar sua parte justa”, disse Biden. “Não pretendo castigar ninguém, mas não vou aumentar a carga tributária da classe média deste país”, reiterou o presidente norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden diz que EUA estão “prontos para o arranque” pós-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião