Reclamações na energia aumentam 69% no primeiro trimestre de 2021

Com uma maior carteira de clientes no mercado liberalizado, a EDP Comercial foi também a comercializadora que recebeu mais reclamações neste primeiro trimestre: 3.722 reclamações.

De acordo com os mais recentes números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) entre janeiro e março de 2021 registou-se um aumento bastante significativo de 69% das reclamações dirigidas ao setor da energia, face às 6.111 reclamações registadas no 1.º trimestre de 2020 e de 52% relativamente às 6 770 reclamações recebidas no 4.º trimestre de 2020.

Com uma maior carteira de clientes no mercado liberalizado, a EDP Comercial foi também a comercializadora que recebeu mais reclamações neste primeiro trimestre: 3.722 reclamações , face a 2.532 registadas em igual período do ano passado. Segue-se a E-Redes (ex- EDP Distribuição), com 2.429 reclamações entre janeiro e março, a Endesa com 1.442 reclamações, a Iberdrola com 600 reclamações, a Galp Power com 539 e a Goldenergy com 350.

Diz a ERSE no seu boletim que o setor elétrico continua a ser o mais reclamado, com valores superiores ao trimestre homólogo de 2020. Os temas mais reclamados pelos consumidores de eletricidade são a faturação, o contrato de fornecimento e as questões relativas à qualidade de serviço técnica. No setor do gás natural e do fornecimento dual (eletricidade e gás natural), existe uma maior incidência nos temas da faturação, seguindo-se os da contratação.

“O fornecimento “Dual”, o “GPL” canalizado e o setor do gás natural (GN) acompanham esta tendência de subida das reclamações. Enquanto o setor de “Outros Temas” (que integra maioritariamente o subsetor dos combustíveis líquidos) apresenta uma descida do número de reclamações”, refere o regulador.

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