5 coisas que vão marcar o dia

Nuno Espírito Santo e Eduardo Stock da Cunha vão estar no Parlamento. O dia promete ficar ainda marcada pelo anúncio de uma greve na Função Pública.

É dia de mais audições na comissão de inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução. Esta terça-feira, é a vez de Nuno Espírito Santo e Eduardo Stock da Cunha serem ouvidos pelos deputados. O dia promete ficar ainda marcado pelo anúncio de uma greve na Função Pública e pela divulgação dos dados sobre os gastos dos Governos europeus com os serviços de proteção contra incêndios. Os ministros do Turismo do G20 reúnem-se e Ana Mendes Godinho participa numa “sala virtual” com jovens.

Espírito Santo e Stock da Cunha no Parlamento

Nuno Espírito Santo e Eduardo Stock da Cunha vão ao Parlamento, esta terça-feira, responder às questões dos deputados da comissão eventual de inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução. O primeiro é um antigo quadro do BES e responsável pela Finsolucia, que disputou a carteira de imóveis do projeto Sertorius, cuja venda causou perdas acima de 300 milhões de euros ao Novo Banco. E o segundo foi presidente do Novo Banco, entre 2014 e 2016, tendo sido substituído por António Ramalho.

Funcionários públicos anunciam greve

A Frente Comum anuncia, esta terça-feira, uma greve dos trabalhadores da Administração Pública. Na convocatória para a conferência de imprensa que chegou às redações, a estrutura sindical liderada por Sebastião Santana não justificou a paralisação, nem detalhou em que dia acontecerá. Esta greve é convocada num momento em que os sindicatos e o Governo estão a negociar a revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos.

Quanto gastam os Governos contra os incêndios?

O gabinete de estatísticas da União Europeia divulga, esta terça-feira, os números relativos a 2019 dos gastos feitos pelos Governos em serviços de proteção contra incêndios. Em 2018, foram gastos 29,5 mil milhões de euros nestes serviços, no conjunto dos 27 Estados-membros da UE. Tal valor é equivalente a 0,5% da despesa total dos Governos e é inferior ao montante gasto em polícias. De acordo com o Eurostat, em 2019, quase 240 mil pessoas estavam empregadas como bombeiros em 22 Estados-membros, o que representa 1% do emprego total do bloco comunitário.

Ministros do Turismo do G20 reúnem-se

O ministros do Turismo do G20 têm reunião marcada para esta terça-feira. Os responsáveis vão discutir, por meios digitais, como reavivar com segurança as viagens internacionais para impulsionar este que tem sido um dos setores mais afetados pela crise pandémica. Na agenda, está também a assinatura de um documento criado em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com uma série de diretrizes em sete grandes áreas de intervenção: mobilidade segura, gestão de crises, resiliência, inclusão, transformação verde, transição digital, investimentos e infraestruturas.

Ministra e comissário em “sala virtual” com jovens

O comissário europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vão participar, esta terça-feira numa “sala virtual” com jovens para discutir “o futuro da Europa Social”. Este diálogo é parte da Conferência sobre o Futuro da Europa e poderá ser acompanhada online, via Twitter ou Facebook.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião