Governo investe 1,7 milhões na reabilitação do Palácio Foz, em Lisboa

Foi aberto um concurso público para reabilitação das coberturas do Palácio Foz. Propostas têm de ser entregues num prazo de duas semanas.

O Governo vai fazer obras no icónico Palácio Foz, em Lisboa. De acordo com o anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República, foi aberto um concurso público no valor de 1,68 milhões de euros para reabilitar as coberturas do edifício.

“Empreitada de reabilitação das coberturas do Palácio Foz” é o nome do contrato público que a secretaria-geral da residência do Conselho de Ministros abriu hoje, no qual pretende encontrar uma empresa para avançar com as obras no edifício. As propostas podem ser apresentadas até às 18h59 do 15.º dia a contar da data de envio [7 de maio, embora tenha sido publicado apenas hoje] do presente anúncio, ou seja, até dia 21 de maio.

No momento de escolher a proposta, será tida em conta a melhor relação qualidade-preço, sendo que 65% dos critérios de escolha terão com base a valia técnica da mesma e a experiência em obras de conservação e restauro similares da empresa e os restantes 35% com o custo das obras.

O Palácio Foz, também conhecido como Palácio Castelo Melhor, está localizado na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e foi projetado no século XVIII, lê-se no site do próprio edifício. Foi destruído pelo terramoto de 1755 e novamente construído, tendo sido inaugurado em 1858. Sofreu obras e mudou de mãos durante vários anos, tendo sido usado como salas de espetáculos. Esteve ainda hipotecado à Caixa Geral de Depósitos, que o adquiriu em 1939 para o vender um ano mais tarde.

A partir de 1974 recebeu o Instituto da Comunicação Social — atual Gabinete para os Meios de Comunicação Social –, a Inspeção Geral das Atividades Económicas, a Sala de imprensa de Jornalistas Estrangeiros, o Gabinete da Alta Comissária para a igualdade e Família, o posto de turismo da PSP, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo investe 1,7 milhões na reabilitação do Palácio Foz, em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião