Queda dos lucros não trava ganhos da EDP Renováveis na bolsa de Lisboa

Num dia misto para as principais praças europeias, o PSI-20 fechou em alta graças às elétricas. Mota-Engil e Galp Energia destacaram-se pela negativa.

A época de resultados está a marcar as negociações na bolsa de Lisboa. A EDP Renováveis disparou 3% após apresentar contas e ajudou a animar o índice de referência nacional. O PSI-20 valorizou 0,2% para 5.113,04 pontos, num dia misto para as principais praças europeias. O Stoxx 600 perdeu 0,14%.

A estrela da sessão foi a EDP Renováveis, que subiu 3% para 17,96 euros por ação, apesar de os lucros terem caído 39% para 38 milhões de euros. “Os maiores impactos foram devido a preços de venda de energia mais baixos, impacto cambial desfavorável e venda de capacidade MW. A empresa foi também prejudicada pelo evento climatérico extraordinário no Texas nos EUA”, explicam os analistas do BiG.

Já a EDP subiu 1,5% para 4,376 euros por ação. Também a casa-mãe apresentou resultados, mas já após o fecho do mercado. Os resultados líquidos da empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade cresceram 23% no primeiro trimestre de 2021 para 180 milhões de euros.

Além destas duas cotadas de peso no PSI-20, também os ganhos das retalhistas Sonae (1,9%) e Jerónimo Martins (1,25%) impulsionaram. O BCP avançou 0,74% e a Nos 0,66%. Em sentido contrário, a Mota-Engil liderou as perdas, com um tombo de 3,3% para 1,346 euros, enquanto a Galp Energia desvalorizou 1,6% para 10,05 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda dos lucros não trava ganhos da EDP Renováveis na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião