Semáforos nas praias regressam, mas com mudanças

Neste verão, os "semáforos" à entrada das praias portuguesas estarão vermelhos quando for atingida 90% da lotação.

A chegada do verão traz consigo de volta as regras para frequentar as praias do país, nomeadamente usar máscara em todos os acessos e restaurantes. Há, no entanto, algumas mudanças face ao ano passado, nomeadamente o “semáforo” à entrada: agora, a luz vermelha acende apenas quando a lotação estiver acima dos 90%.

No novo regime do semáforo para o acesso às praias, a alteração face ao ano passado é que “até 50% da lotação é considerado que o semáforo está verde, 50% a 90% é amarelo e acima de 90% é vermelho”, adiantou a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Anteriormente, os sinais à entrada das praias portuguesas, que funcionavam apenas como um aviso, indicavam a lotação plena, elevada ou até um terço. A informação sobre a ocupação das praias era disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da aplicação Info praia.

Para além disso, no novo decreto que regulamenta o acesso às praias na época balnear, continuam a ser obrigatórias as máscaras onde já o eram, o que muda é um “regime contraordenacional”, que na altura não existia e é agora incluído, apontou a ministra. Assim, passam a existir multas, por exemplo, para quem não usar máscara nos acessos às praias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semáforos nas praias regressam, mas com mudanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião