Nas notícias lá fora: Faixa de Gaza, Netflix e Chips

  • ECO
  • 14 Maio 2021

Em Espanha, os assessores fiscais obrigados a comunicar transações dos clientes a partir desta sexta-feira. E nos primeiros três meses de 2020, os "media tradicionais" conseguiram superar a Netflix,

Esta sexta-feira fica marcada pela notícia de que as reservas da Airbnb dispararam no primeiro trimestre deste ano, à medida que o processo de vacinação se vai desenrolando em todo o mundo. Já o presidente da gigante tecnológica americana IBM veio dizer que a escassez de chips, que tem afetado diversas indústrias internacionalmente, pode durar mais dois anos. Por sua vez, os militares israelitas confirmaram que as suas forças terrestres e aéreas estão a atacar vários alvos na Faixa de Gaza.

BBC

IBM diz que escassez de chips pode durar mais dois anos

Jim Whitehurst, presidente da gigante tecnológica americana IBM, revelou que a falta de chips que tem vindo a ser sentida internacionalmente pode durar mais dois anos. Em declarações à BBC, o responsável máximo da empresa disse que seriam necessários “dois anos” para que exista “capacidade incremental suficiente em linha para aliviar todos os aspetos da escassez de chips”. Isto porque existe “um grande desfasamento” entre o momento em que “uma tecnologia é desenvolvida, em que [uma fábrica] vai para construção e em que os chips” estão produzidos.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Reservas da Airbnb disparam à medida que vacinação se vai desenrolando

A Airbnb superou as expectativas de Wall Street quanto a reservas e receitas brutas no primeiro trimestre deste ano, com a aceleração da vacinação contra a Covid-19 e o alívio de restrições a encorajarem mais pessoas a alugarem casas para passarem férias. As reservas brutas cresceram 52%, tendo atingido os 10,29 mil milhões de dólares nos primeiros três meses do ano. Foram, assim, superadas as estimativas dos analistas, que previam que o montante das reservas se ficasse pelos 6,93 mil milhões de dólares.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Expansión

Assessores fiscais obrigados a comunicar transações dos clientes em Espanha

Em Espanha, esta sexta-feira trata-se do primeiro dia útil que os consultores fiscais têm para começarem a informar o tesouro acerca das transações transfronteiriças dos seus clientes, sejam eles empresas ou particulares. A este propósito, devem ser fornecidas todas as informações acerca de indícios de engenharia fiscal, não ilegais ou fraudulentas. Tal acontece um mês depois da publicação, no Boletim Oficial do Estado, das Ordens Ministeriais com os modelos de declaração destas mesmas transações.

Leia a notícia completa no Expansíon (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Financial Times

“Media tradicionais” ultrapassam Netflix

Nos primeiros três meses de 2020, a Disney, a HBO e a Viacom CBS viram o número de subscritores das suas plataformas de streaming crescer mais do que a Netflix, que foi, assim, ultrapassada pela gigantes dos media que procurou “destronar”. Os investidores estão agora preocupados com a possibilidade de esta gigante do streaming ter de continuar a apostar milhões e milhões de dólares em séries para reter e atrair subscritores, sob a pena de “perder terreno”. “O desempenho na pandemia foi impressionante, mas qualquer um pode fazer ‘feno enquanto o sol brilha'”, sublinha a analista Sophia Lund-Yaes, da Hargreaves Lansdown.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

The Guardian

Forças militares israelitas atingem alvos na Faixa de Gaza

Os militares israelitas informaram que as suas forças terrestres e aéreas estão a atacar vários alvos na Faixa de Gaza, depois dos residentes terem já relatado que estavam a ser alvo de um bombardeamento maciço. As Forças de Defesa de Israel “estão atualmente a atacar a Faixa de Gaza por via aérea e terrestre”, confirmaram os militares numa declaração proferida pouco depois da meia-noite. Ainda assim, num esclarecimento efetuado algumas horas depois, referiram que não existiam, naquele momento, “tropas terrestres das Forças de Defesa de Israel no interior da Faixa de Gaza”, sugerindo que os ataques estavam a ser feitos à distância.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Faixa de Gaza, Netflix e Chips

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião