Oman Oil põe à venda 12% do capital da REN

A Oman Oil formalizou a intenção de vender a posição de 12% que detém na REN. Decisão final ainda não está tomada.

A petrolífera estatal do Omã, representada pela OQ, formalizou a intenção de vender a totalidade da posição que detém na REN, a gestora da rede elétrica nacional, representando 12% do capital da companhia. As ações estão avaliadas em 190 milhões de euros a preços de mercado.

“A OQ informa o mercado de que formalizou a intenção de vender a sua participação indireta na REN [através da Oman Oil] e que contactou conselheiros financeiros e legais para a assistir na preparação da referida venda através de uma colocação privada”, lê-se na nota remetida à CMVM.

O grupo é o segundo maior acionista da REN e pagou, em 2012, 2,56 euros por cada ação da empresa. Os títulos da companhia fecharam esta terça-feira a cotarem a 2,38 euros.

Cotação das ações da REN em Lisboa:

“Neste momento, ainda não foi iniciado nenhum processo específico e a OQ ainda está a considerar o formato pelo qual a venda terá lugar”, acrescenta o acionista que representa a Oman Oil.

Assim, apesar da formalização da intenção, a companhia destaca que a “decisão final” ainda não está tomada e que depende de processos de aprovação internos. A OQ compromete-se a manter o mercado informado.

A REN tem um valor de mercado a rondar os 1,6 mil milhões de euros. No ano passado, a empresa portuguesa deu 109,2 milhões de euros de lucro, uma redução de 8,1% face a 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oman Oil põe à venda 12% do capital da REN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião