Travão no desconfinamento? Destino de 12 concelhos é conhecido hoje

O Executivo avalia esta quinta-feira a situação epidemiológica do país. Na semana passada, Mariana Vieira da Silva deixou uma lista de 12 concelhos que deveriam estar “alerta”.

Na passada quinta-feira Portugal continuou a desconfinar a “velocidades” diferentes, sendo que a maioria do país manteve-se na última fase, que contempla um reduzido número de restrições por causa da pandemia. Ainda assim, alguns dos municípios receberam um alerta da ministra de Estado e da Presidência, mais precisamente 12 concelhos, que vão conhecer hoje o seu futuro imediato no plano de desconfinamento.

Depois da reunião do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva deixou uma lista de 12 concelhos que deveriam estar “alerta” pois a sua situação epidemiológica não era a ideal – isto é, tiveram uma taxa de incidência da Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Assim, caso tenham uma segunda avaliação negativa terão recuar no processo de desconfinamento, como já tinha avisado o primeiro-ministro.

São eles:

  • Albufeira
  • Alvaiázere
  • Castelo de Paiva
  • Fafe
  • Golegã
  • Melgaço
  • Montalegre
  • Oliveira do Hospital
  • Torres Vedras
  • Vale de Cambra
  • Vila Nova de Poiares
  • Odemira

E chegou a quinta-feira, dia de teste, uma vez que as avaliações aos municípios são agora feitas semanalmente, pelo menos até ao final de maio. Assim, saber-se-á esta quinta-feira quais destes 12 concelhos continuam na última fase de desconfinamento e quais os que recuam.

Dos 12 municípios em causa, sete já se encontravam em alerta, tal como sinalizou a ministra de Estado e da Presidência. No entanto, cinco entraram pela primeira vez nesta lista, após terem registado um aumento da incidência. Na semana passada houve ainda 14 concelhos que saíram de “alerta”.

Além destes 12, será possível saber a evolução dos três concelhos e uma freguesia que ficaram de fora da última fase de desconfinamento. Resende e a freguesia São Teotónio (Odemira) ficaram na segunda fase (de 5 de abril) e Arganil e Lamego na terceira (de 19 de abril).

Depois da cerca sanitária ter chegado ao fim em Odemira e uma das freguesias em causa ter avançado com o resto do país (Longreira-Almograve), as atenções vão estar postas em São Teotónio que, na última semana, não recuperou sequer o suficiente para chegar à terceira fase.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Travão no desconfinamento? Destino de 12 concelhos é conhecido hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião