Portugal é o quinto país da UE com mais idosos acima dos 80
Os países do sul da União Europeia são os que têm a maior percentagem de população acima dos 80 anos. Itália é o país com a taxa mais elevada. Portugal aparece em quinto lugar, acima da média da UE.
Itália, Grécia, Espanha, França e Portugal: estes são os cinco países da União Europeia (UE) com percentagens mais elevadas de idosos acima dos 80 anos. Juntos têm 44% do total da população da UE acima dos 80. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Eurostat, para assinalar o Dia Internacional dos Idosos.
Em média, os Estados-membros têm uma fatia de 5,3% de população com mais de 80 anos. Mas nestes cinco países do Sul da Europa, todos pressionados pelas dificuldades em sair da crise económica e dar ritmo ao crescimento, as percentagens são mais elevadas. Itália lidera a tabela, com 6,5% de velhos acima dos 80, enquanto Portugal aparece em quinto lugar, com uma percentagem de 5,9% face ao conjunto da sua população.
Os cinco países com mais idosos acima dos 80
O aumento da percentagem de população idosa pressiona os sistemas de Segurança Social e de Saúde — desafios com que estes países têm de lidar.
Os cinco países apresentam ganhos significativos, ao longo da última década, na esperança média de vida aos 80 anos. Em Espanha e em França subiu um ano e sete meses entre 2004 e 2014 — os ganhos mais elevados em toda a UE, só equiparados pela Estónia, mas que parte de valores de esperança média de vida mais baixos.
França é o Estado-membro com uma esperança média de vida aos 80 anos mais elevada: os idosos podem esperar viver em média mais 11 anos (as mulheres mais 12 e os homens mais nove anos e seis meses). Em Portugal, a esperança média de vida aos 80 anos é de dez anos.
Já no final da lista, com a menor percentagem de população acima dos 80 anos, está a Eslováquia, com uma percentagem de 3,1%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o quinto país da UE com mais idosos acima dos 80
{{ noCommentsLabel }}