Google vai renovar visual do seu telemóvel com o Android 12

O Android 12 vai chegar aos telemóveis lá mais para o final do ano, mas já se conhecem algumas novidades. Será a maior reforma do sistema operativo desde 2014, assegura a empresa.

A Google reformou o visual do Android e prepara-se para introduzir várias novidades no Android 12, que considerou ser a maior alteração ao sistema operativo já feita desde 2014. Algumas já estão disponíveis para os utilizadores com telemóveis Pixel e que estejam inscritos no programa de testes da empresa.

A principal alteração é o “Material You”, a nova linguagem de design do sistema e que se caracteriza por elementos mais gordos e semelhantes a grandes bolhas. Os utilizadores vão poder escolher uma cor predominante para o ecrã do telemóvel, embora a Google disponibilize também um algoritmo que seleciona cores da imagem de fundo para o mesmo efeito.

Algumas imagens de pré-visualização do Android 12. A cor predominante pode ser alterada, mas adapta-se à imagem de fundo definida a cada momento.Google

O Android 12 traz também alterações aos widgets, renovando-lhes o aspeto e adicionando novas opções interativas. Vai ser mais fácil ter a lista de compras sempre à mão e visível no ecrã, ou ligar e desligar as luzes lá de casa sem ter de abrir a aplicação de domótica.

A empresa também vai disponibilizar novos controlos de privacidade, entre os quais a possibilidade de desligar a câmara quando está a ser usada, ou o microfone, e até mesmo os serviços de localização. O Android 12 terá ainda um novo painel de privacidade que regista quantas vezes as aplicações solicitaram o acesso a estes três conjuntos de informação (câmara, microfone e localização).

Os widgets do Android 12 terão um aspeto mais fresco e serão mais interativos.Google

Muda ainda no Android 12 o aspeto das notificações e o ecrã de bloqueio foi redesenhado: terá um relógio gigante bem ao centro, na vertical, mas tudo é personalizável e adaptável ao estado do telefone em cada momento — por exemplo, se existem ou não notificações novas.

A Google garante ainda que o novo sistema será mais rápido, agora por via de melhorias no software e não simplesmente em resultado do avanço do sistema dos telemóveis. Por outras palavras, o Android 12 vai consumir menos recursos do equipamento, deixando mais margem para o que realmente interessa: a navegação e as aplicações.

Em suma, o Android 12 vai trazer mais coerência ao visual das aplicações e muitas animações na navegação, dando uma sensação de suavidade na utilização. O sistema alimenta agora mais de três mil milhões de dispositivos em todo o mundo, revelou a multinacional esta semana.

Contudo, estas não são as únicas novidades: a Google, que promove esta semana a conferência anual de programadores, anunciou outras coisas. A aplicação Fotos terá uma nova ferramenta de inteligência artificial capaz de gerar um vídeo com movimento a partir de duas imagens tiradas com pouco espaço de tempo entre elas. Há ainda uma área para proteger as suas fotografias mais privadas.

A empresa anunciou ainda o lançamento de uma ferramenta que permite diagnosticar problemas de pele através da câmara dos equipamentos. E, para os utilizadores com automóveis mais modernos, a carteira virtual do sistema passará a suportar chaves digitais de automóveis, para que possa abrir o carro através do telemóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google vai renovar visual do seu telemóvel com o Android 12

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião