Já chegou o iOS 14.5 e isto é tudo que muda no seu iPhone

A Apple lançou na segunda-feira à tarde uma nova versão do sistema operativo do iPhone. Uma das novidades é que permite desbloquear o telemóvel com Face ID, mesmo se estiver a usar máscara.

Os utilizadores de iPhone com modelos elegíveis começaram a receber, na segunda-feira à tarde, a nova versão do sistema operativo da Apple. O iOS 14.5 chega aos telemóveis por via de uma atualização de software e traz diversas novidades, incluindo a possibilidade de desbloquear o iPhone através do reconhecimento facial, mesmo se estiver a usar máscara.

A Apple apresentou novos produtos na terça-feira passada e confirmou que o iOS 14.5 seria lançado esta semana. O prometido é devido e, por volta das 18h00, o pacote passou a estar disponível nas definições do telemóvel. Se não recebeu a notificação para instalar a nova versão, pode confirmar se o seu equipamento está abrangido acedendo a Definições -> Geral -> Atualização de software. Repita o processo se tiver Apple Watch ou iPad.

Uma novidade para a pandemia

O que traz de novo esta nova versão? Uma das principais novidades é que passa a poder desbloquear o iPhone com Face ID, mesmo se estiver a usar máscara de proteção contra o coronavírus. A opção, porém, não está disponível para toda a gente: é necessário ter um Apple Watch, pois só assim é que o sistema pode confirmar que é mesmo o utilizador que está por perto, a tentar aceder ao dispositivo, de acordo com a Apple.

O iOS 14.5 está também a gerar celeuma por incluir uma novidade significativa do ponto de vista da privacidade: a partir de agora, as aplicações que pretendam seguir o comportamento dos utilizadores vão ter de pedir autorização explícita para esse efeito. Nas versões anteriores, a função vinha ligada de fábrica, pelo que se espera que, daqui em diante, a esmagadora maioria das pessoas opte por bloquear este tipo de vigilância.

Uma das empresas que mais tem contestado esta alteração é o Facebook. Nos últimos meses, a rede social tem avisado os anunciantes e negócios de que poderão ver o alcance das suas campanhas ser reduzido em dispositivos iOS. Além disso, o Financial Times revelou recentemente que um grupo de grandes empresas no mercado asiático está a trabalhar numa forma de contornar o sistema da Apple, o que levou a marca a ameaçar expulsar da loja de aplicações App Store qualquer app que tente seguir esse caminho.

Apple Podcasts tem nova cara

A terceira grande novidade está na aplicação Podcasts. Na semana passada, a Apple anunciou que pretende passar a suportar subscrições pagas de podcasts, pelo que redesenhou totalmente a aplicação. Vai existir também uma nova estrutura de canais e as assinaturas poderão dar acesso a episódios exclusivos ou lançados em antecipação.

A aplicação “Encontrar” recebe uma nova área de “Itens”. É aqui que será possível ver onde estão as chaves lá de casa se tiver adquirido um, ou vários, AirTags. São os porta-chaves com localizador lançados este mês pela marca e cada um tem um preço de 35 euros em Portugal (o custo recua ligeiramente se comprar quatro de uma só vez).

Há ainda melhorias incrementais no assistente virtual Siri, uma nova função de recalibração da bateria e funcionalidades para o Apple Maps semelhantes às do Waze, uma das aplicações de GPS mais usadas durante a condução. O Apple Music suporta novos gestos e há maior diversidade de emojis.

Os especialistas recomendam manter sempre os seus dispositivos atualizados, pois estes pacotes também resolvem algumas falhas de segurança. No entanto, há quem defenda que é melhor aguardar sempre uns dias após o lançamento: estes pacotes, por serem muito recentes, podem incluir alguns erros (bugs).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já chegou o iOS 14.5 e isto é tudo que muda no seu iPhone

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião