OPA da família Queiroz Pereira à Semapa arranca esta terça-feira

Dois meses depois de ter sido lançada, a oferta pública de aquisição da Sodim sobre a Semapa arranca esta terça-feira. Há uma contrapartida de 12,17 euros por ação em cima da mesa.

Está aí a oferta pública de aquisição (OPA) da família Queiroz Pereira sobre a Semapa. Cerca de dois meses depois de ter sido lançada, a operação foi agora registada e chega ao mercado já esta terça-feira, terminando daqui a um mês, no dia 25 de maio. A Sodim quer comprar cerca de 30% do capital que ainda não detém na empresa e oferece 12,17 euros por ação.

“O período da oferta ocorrerá durante quatro semanas, entre as 8h30 do dia 27 de abril e as 15h00 do dia 25 de maio de 2021, podendo as respetivas ordens de aceitação ser recebidas até ao termo deste prazo”, indica o prospeto publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Sodim, que já controla 71,9% do capital da Semapa, oferece uma contrapartida de 12,17 euros por cada um dos 22,8 milhões de títulos que visa na OPA, isto depois de terem puxado pelo preço face aos 11,40 euros iniciais. Pode ter de investir assim cerca de 275 milhões nesta transação, tendo já assegurado o financiamento da operação com 250 milhões de euros emprestados pelo BCP e pela Caixa Geral de Depósitos e com 27 milhões em depósitos nos dois bancos.

O conselho de administração da Semapa, que controla a Navigator e detém ainda a cimenteira Secil, já disse que a operação é “oportuna” e considerou o preço adequado. Na bolsa, a Semapa fechou a sessão desta segunda-feira nos 12,16 euros, um cêntimo abaixo da contrapartida da Sodim, o que pode ser já um sinal do sucesso ou insucesso da OPA.

O anúncio do lançamento da OPA lembra que a assembleia geral da Semapa vota a 30 de abril um dividendo de 51,2 cêntimos por ação, valor que terá de ser subtraído da contrapartida, que passará para os 11,66 euros.

Saída de bolsa em perspetiva

Caso a Sodim, em resultado da presente OPA, venha a deter pelo menos 90% dos direitos de voto da Semapa e, simultaneamente, venha a adquirir, pelo menos, 90% das 22.831.666 ações da Semapa que são objeto da OPA, irá recorrer ao mecanismo de aquisição potestativa das ações da Semapa que permanecerem na titularidade de outros acionistas (“squeeze-out”) previsto no Código dos Valores Mobiliários.

Contudo, se a Sodim não adquirir pelo menos 90% das ações que são objeto da OPA mas vier a deter pelo menos 90% dos direitos de voto da Semapa, irá promover a perda de qualidade de sociedade aberta da Semapa e saída de bolsa e, posteriormente, ponderará então se irá proceder a uma aquisição potestativa das ações da Semapa que permanecerem na titularidade de outros acionistas.

Os resultados da OPA serão apurados em sessão especial de mercado regulamentado na Euronext, que se espera que venha a ter lugar no dia 26 de maio.

Com 5,05% do capital, a Bestinver é o segundo maior acionista qualificado da Semapa, seguida do fundo soberano da Noruega, que detém 2,13% e da Cobas Asset Managemen, com 2,05%. Os restantes 16,8% estão dispersos em bolsa, segundo a informação disponibilizada no site da Semapa.

(Notícia atualizada às 18h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA da família Queiroz Pereira à Semapa arranca esta terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião