Reino Unido testa terceira dose da vacina contra a Covid-19

O novo estudo, intitulado de Cov-Boost, vai permitir ao Governo britânico perceber se as pessoas devem voltar a ser vacinadas no final do ano e quais as vacinas a usar.

O Reino Unido está a preparar-se para administrar uma terceira dose de reforço das vacinas Covid-19 no outono. Um amplo estudo clínico vai avaliar os efeitos de sete vacinas diferentes em pessoas que já receberam duas doses da Oxford/AstraZeneca ou da BioNTech/Pfizer.

O novo estudo, intitulado de Cov-Boost, no qual o governo de Boris Johnson investirá 19,3 milhões de libras (22,4 mil milhões de euros), vai permitir ao Governo britânico perceber se as pessoas devem voltar a ser vacinadas no final do ano e quais as vacinas a usar, avança esta quinta-feira o Financial Times (acesso pago). Para este estudo vão ser recrutados 2.900 voluntários de 18 centros de saúde em todo o país que foram totalmente imunizados no início deste ano.

O ensaio “fornecerá dados sobre níveis de imunogenicidade e efeitos secundários que informarão a decisão do Governo de dar uma terceira dose da vacina numa data posterior e, em caso afirmativo, que vacinas utilizar e em que dose para cada faixa etária“, disse Saul Faust, da Universidade de Southampton, o principal investigador do estudo, ao jornal britânico.

O Cov-Boost irá testar a eficácia das combinações de reforço com a estirpe Wuhan original de Sars-Cov-2 para proteger contra as variantes mais preocupantes: britânica, África do Sul, Brasil e, mais recentemente, Índia.

Matthew Snape, da Universidade de Oxford, sublinhou que vários fabricantes estão a estudar o efeito de uma terceira dose da sua própria vacina, mas mais ninguém está a planear um estudo tão grande “mix-and-match”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido testa terceira dose da vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião