Leão espera que Bruxelas confirme em junho suspensão do limite ao défice em 2022

O ministro das Finanças disse esta sexta-feira, antes do Eurogrupo, que espera que a Comissão Europeia confirme no início de junho a suspensão das regras orçamentais em 2022, tal como em 2020 e 2021.

O ministro das Finanças, João Leão, disse esta sexta-feira que está confiante na suspensão das regras orçamentais, nomeadamente o limite de 3% do PIB para o défice, em 2022, tal como aconteceu em 2020 e 2021. O também presidente do Ecofin, dado que Portugal tem a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, espera que a Comissão Europeia confirme essa recomendação no início de junho.

“Esperamos que no princípio de junho seja confirmado pela Comissão Europeia que essas regras se mantêm suspensas para o próximo ano”, afirmou Leão à entrada da reunião do Eurogrupo desta sexta-feira de manhã. Esta será a confirmação do que tem vindo a ser sinalizado nos últimos meses nas discussões europeias.

A expectativa é que a Comissão Europeia emita uma recomendação oficial a 2 de junho, referiu de seguida Paolo Gentiloni, comissário europeu para a economia. Bruxelas considera que as regras têm de se manter suspensas até que o PIB europeu recupere da pandemia, o que só acontecerá no próximo ano.

À entrada para o Eurogrupo, Leão disse ainda que esta reunião presencial, pela primeira vez desde setembro do ano passado, “marca um momento de viragem”. “Estamos a conseguir controlar a pandemia. Estão a ser retiradas as medidas de restrição. O plano de vacinação está a avançar e está a a sentir-se a reabertura. Vamos discutir como passar da fase de emergência para uma fase que assegura uma forte recuperação da economia europeia“, descreveu o ministro das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leão espera que Bruxelas confirme em junho suspensão do limite ao défice em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião