Hoje é o último dia para responder aos Censos 2021 pela internet
Este ano foi dada preferência à resposta aos Censos pela Internet, através dos códigos deixados nas caixas de correio portuguesas, mas há outras opções. Já responderam mais de 10 milhões de pessoas.
Este é o último dia do prazo para responder aos Censos 2021. A resposta à maior operação estatística nacional deve ser feita preferencialmente pela Internet, mas existem também outras opções disponíveis. Quem não responder até esta segunda-feira será notificado pelas equipas de recolha e pode estar sujeito a multa.
Os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) deixaram cartas pelas caixas de correio do país com códigos e passwords para as pessoas responderem aos Censos através da Internet. A partir de dia 19 de abril, os portugueses começaram a responder ao questionário dos Censos, colocando os códigos na plataforma online.
Quem não conseguir responder online aos Censos 2021 tem outras opções: dirigir-se à Junta de Freguesia (com a carta que recebeu do INE), aguardar pela visita do Recenseador atribuído à sua área ou fazê-lo por telefone (se não conseguir online e por motivos de saúde ou isolamento), ligando para a Linha de Apoio.
Apesar de esta segunda-feira marcar o final do prazo, se ainda faltarem respostas, as “equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido”, segundo indicou o INE ao ECO. O organismo pode “vir a aplicar as coimas previstas na lei no caso de recusa a responder aos Censos 2021“, acrescentam.
E depois disto, quando se podem esperar resultados? O INE prevê que a disponibilização dos resultados destes Censos seja feita em três fases: resultados preliminares até quatro meses após o momento censitário; resultados provisórios até dez meses depois e, finalmente, toda a informação censitária até 18 meses após o momento censitário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje é o último dia para responder aos Censos 2021 pela internet
{{ noCommentsLabel }}