Advocatus Summit: “Só terá futuro o que é sustentável”, diz Mourinho Félix

A Advocatus Summit recebeu Ana Luísa Guimarães, sócia da Sérvulo, Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP e CEO EDP Comercial, e Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.

Com o tema “As escolhas sustentáveis das empresas”, a 4ª edição da Advocatus Summit Lisboa recebeu Ana Luísa Guimarães, sócia da Sérvulo, Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP Energias de Portugal SA, e CEO EDP Comercial, e Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI e ex-secretário Adjunto e das Finanças de Mário Centeno.

Ana Luísa Guimarães começou por assinalar que quando se fala das escolhas de empresas “falamos das escolhas das pessoas”. E, portanto, em última análise, “quem beneficia do programa de sustentabilidade são as pessoas”. E sublinhou, em início de conversa, que Portugal já está a viver de crédito ambiental desde o dia 13 de maio, com uma pegada ecológica cada vez mais pesada. Porém, admitiu que a maioria dos portugueses está comprometida com a sustentabilidade (97% responderam que tem preocupações com a fonte de energia que consome).

Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP e CEO EDP Comercial, explicou que “a sustentabilidade faz parte da EDP, não é uma coisa só de agora. Passámos de 20% de fontes renováveis em 2005 para os 80% atuais”. E avançou que, porque há vontade de aderir a esta transição energética, o compromisso de nos próximos cinco anos é o de fazer a instalação de 2 GW de geração solar em clientes residenciais e empresas. “Asseguramos 40 mil pontos de carregamento para veículos elétricos. Portanto teremos um compromisso redobrado. Mas esta sustentabilidade está também na forma como queremos executar essa transição”.

O vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix, explicou que o banco assumiu os objetivos da UE e a transição digital e a transição verde são prioridades. “O BEI enquanto banco do clima assume-se desde há muito tempo. Em 2007 foi a primeira vez que se emitiu as primeiras green bonds“. Esta ideia era uma ideia ingénua, hoje é absolutamente claro que este é o futuro e que só terá futuro o que será sustentável (financeiro, económico mas também atentar à sustentabilidade ambiental e social).

Ricardo Mourinho Félix defendeu ainda que “temos todos de ter a noção clara que o setor público não será suficiente para a transição verde. Investimento privado de empresas inovadoras é essencial. E com apostas em três prioridades: eficiência energética, energias renováveis mas também novas tecnologias de produção de energia”.

A administradora da EDP concluiu que “o futuro dependerá da nossa competitividade, da nossa capacidade de nos diferenciar. Essa deverá passar por digitalização das empresas, capacidade de inovar e a sustentabilidade que é já incontornável. Este PRR prevê verbas de grandes dimensões e é preciso que as empresas as usem nestas frentes. E não resolver os problemas do passado”.

Mourinho Félix sublinhou ainda que o BEI tem estado a ajudar as empresas, já que do financiamento de 2 mil e 330 milhões de euros canalizados para as empresas em Portugal, cerca de mil milhões de euros foram feitos pelo FEI para ajudar empresas a superar as dificuldades. “Para nós, BEI, é muito importante dizer às empresas que estamos disponíveis com liquidez e com capital também. No fundo vitaminar as empresas. Estamos disponíveis a ajudar as empresas a fazerem caminho a médio e longo prazo”, disse.

A conversa entre os três intervenientes já está disponível. Veja aqui o vídeo.

Até dia 31 de maio, será lançado no site da Advocatus e ECO, diariamente, dois novos painéis.

Esta iniciativa é considerada o principal evento que liga a advocacia de negócios aos agentes empresariais e da economia e contou com o patrocínio de Abreu Advogados, CMS Rui Pena & Arnaut, Cuatrecasas, Miranda & Associados, Morais Leitão, PLMJ, PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, Sérvulo & Associados, SRS Advogados, Vieira de Almeida, e ainda a Moneris.

Conheça aqui o programa da Advocatus Summit

Painel 1 – Entrevista “Patentes e desenvolvimento económico”

  • Com José Luís Arnaut, managing partner da CMS Rui Pena & Arnaut, entrevistado por Filipa Ambrósio de Sousa, diretora executiva da Advocatus. Vídeo aqui.

Painel 2 – Talk sobre “Hidrogénio e descarbonização”

  • Com Nuno Antunes, sócio da Miranda & Associados, Ana Quelhas, managing director H2BU (Business Unit for Hydrogen) da EDP Renováveis e Luís Delgado, administrador da Bondalti. Vídeo aqui.

Painel 3 – Transição digital e pandemia: o futuro que se impôs”

  • Com Vanda de Jesus, diretora executiva da Portugal Digital, e Gonçalo Machado Borges, sócio da Morais Leitão, moderado por Flávio Nunes, coordenador do ECO. Vídeo aqui.

Painel 4 – Talk sobre “Reestruturações e Insolvências”

  • Com Duarte Schmidt Lino, sócio co-coordenador de Corporate M&A da PLMJ, Joaquim Shearman de Macedo, sócio co-coordenador de Resolução de Litígios da PLMJ, e João Sousa Leal, partner de Advisory da KPMG. Vídeo aqui.

Painel 5 –Talk sobre “Contratos e Pandemia – Resolução, suspensão e modificação dos contratos em tempos de pandemia”

  • Com Alexandra Nascimento Correia, sócia da Abreu Advogados, Gonçalo Malheiro, sócio contratado da Abreu Advogados, e Luís Castanheira Lopes, presidente do Grupo Pestana Pousadas. Vídeo aqui.

Painel 6 – “Fundos Europeus – Novos Desafios”

  • Com Catarina Pinto Correia, sócia da Viera de Almeida, e Gonçalo Regalado, diretor coordenador de marketing de empresas e negócios do Millennium BCP, moderado por Mónica Silvares, editora do ECO. Vídeo aqui.

Painel 7 – “Sustentabilidade e obrigações verdes”

  • Com Manuel Requicha Ferreira, sócio da Cuatrecasas, Ana Spratley, Head of Corporate & Investment Banking do BPI, e Luís Neves, CEO da Global Enabling Sustainability Initiative. Vídeo aqui.

Painel 8 Entrevista sobre “Transparência Fiscal e sociedades multidisciplinares”

  • Com Pedro Raposo, chairman da PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, entrevistado por Filipa Ambrósio de Sousa, diretora executiva da Advocatus. Vídeo aqui.

Painel 9 – “Teletrabalho e o direito a desligar”

  • Com Ana Luísa Beirão, sócia da SRS Advogados, e Francisco Fernandes, partner da área de recursos humanos da Moneris, moderado por Frederico Pedreira, jornalista do ECO/Advocatus. Vídeo aqui.

Painel 10 – Talk sobre “As escolhas sustentáveis das empresas”

  • Com Ana Luísa Guimarães, sócia da Sérvulo & Associados, Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP Energias de Portugal SA, e CEO EDP Comercial, e Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.

Painel 11 – “A Fiscalidade na Economia Digital – Desafios da Regulação e da Tributação”

31 de maio

  • Com Armando Serapicos, Tax Manager Moneris, Pedro Cruz Gonçalves, advogado sénior da Morais Leitão e Pedro Lomba, sócio da PLMJ, e moderado por Paulo Moutinho, editor executivo do ECO.

Painel 12 – Talk sobre “Banca, NPLs e o pós-pandemia”

31 de maio

  • Com Rafael Lucas Pires, sócio da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, Francesco Franco, senior adviser da LX Partners e professor de economia da NOVA SBE, e Miguel Manso, Risk Officer do BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Advocatus Summit: “Só terá futuro o que é sustentável”, diz Mourinho Félix

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião