Ativistas ganham dois lugares na administração da Exxon

  • ECO
  • 26 Maio 2021

A eleição de dois representantes do fundo 'ativista' Engine No.1 apresenta-se como uma grande derrota para a Exxon.

O hedge fund Engine No. 1, crítico da estratégia ambiental da Exxon, obteve esta quarta-feira uma vitória inédita quando convenceu os acionistas a elegeram dois representantes/ativistas para o conselho de administração da gigante petrolífera, avança a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Esta nomeação apresenta-se como uma derrota para o CEO da empresa, Darren Woods, que vai ter de lidar com, pelo menos, duas vozes defensoras de alinhar a empresa com os movimentos globais de combate às alterações climáticas. O conselho de administração da Exxon tem 12 membros, dos quais metade escolhidos por Woods.

Neste momento, Gregory Goff e Kaisa Hietala foram já eleitos para fazer parte do conselho de administração da petrolífera, estando a contagem ainda a decorrer. Com esta reunião, o grupo de dissidentes, liderado pelo Engine No. 1, pretende substituir até um terço dos membros que fazem parte do conselho de administração da empresa.

A entrada de novos elementos na administração deve forçar a Exxon a mudar a sua estratégia, com uma maior aposta na energia renovável e um desinvestimento na produção de petróleo.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ativistas ganham dois lugares na administração da Exxon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião