Justiça norte-americana abre investigação ao colapso da Archegos

  • ECO
  • 27 Maio 2021

Procuradoria-Geral de Manhattan enviou pedidos de informação a instituições financeiras que estiveram envolvidas no caso. Não se sabem quais as potenciais violações em causa.

O Departamento de Justiça norte-americano vai avançar com uma investigação criminal ao colapso do fundo Archegos no final de março, que gerou perdas a grandes bancos na Europa, Ásia e EUA superiores a dez mil milhões de dólares. Segundo a Bloomberg (acesso condicionado), procuradores de Manhattan já enviaram pedidos de informação a algumas instituições financeiras que estiveram envolvidas no caso.

A investigação foi confirmada à agência por fontes próximas, mas não se sabem quais as potenciais violações que as autoridades norte-americanas estão a investigar. Nem o Departamento de Justiça nem a Archegos responderam às questões da Bloomberg sobre o assunto.

O supervisor do país, a Securities and Exchange Commission (SEC) lançou também, em março, uma investigação preliminar ao multimilionário sul-coreano e fundador do fundo de investimento nova-iorquino, Bill Hwang.

Através de produtos derivados, o Archegos tinha comprado, através de intermediários, ações em bolsa. O rendimento líquido dos títulos ia para o fundo e os corretores recebiam uma comissão pré-determinada. Mas como o Archegos multiplicou secretamente os acordos com vários intermediários, estes ignoravam a exposição total do fundo.

No final de março, quando o valor das ações na carteira do Archegos baixou fortemente, os seus diferentes intermediários exigiram que lhes cobrisse os prejuízos. Mas o fundo foi incapaz de o fazer, o que desencadeou uma série de vendas pelos intermediários para procurarem limitar os prejuízos. O Nomura, o Credit Suisse, a UBS e Morgan Stanley estiveram entre os bancos mais penalizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça norte-americana abre investigação ao colapso da Archegos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião