87,6% dos portugueses responderam aos censos 2021 pela internet

A grande maioria dos portugueses (87,6%) responderam aos censos 2021 pela internet, seguindo-se a resposta na aplicação móvel do recenseador (7,6%) e o preenchimento nas Juntas de Freguesia (4,1%).

No dia que terminou o prazo para responder aos Censos 2021, o INE divulgou que a maioria das respostas da população portuguesa foram quase na sua totalidade digitais, 99,3% do total, sendo que a maior fatia foi efetuada diretamente pela população através da internet (87,6%), seguindo-se a resposta na aplicação móvel do recenseador (7,6%) e do preenchimento nas Juntas de Freguesia (4,1%).

As respostas em papel no Censos 2021 foram residuais, 0,4% do total, quando comparadas com 50% nos Censos de 2011. A linha de apoio registou 0,3% das respostas pelo telefone e respondeu a mais de 200 mil chamadas e 40 mil e-mails de pedidos de apoio ou dúvidas sobre o preenchimento.

“A resposta expressiva pela Internet permitiu que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país”, diz o INE em comunicado.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela, esta segunda-feira, que após o dia 31 de maio, as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido. Só em último caso, quando de recusa absoluta em responder aos Censos 2021, o INE irá aplicar as coimas previstas na lei.

Desde 5 de abril, foram distribuídas pelos recenseadores mais de 4,5 milhões de cartas com os códigos de resposta aos Censos. Os primeiros resultados dos Censos 2021 serão apresentados até meados de agosto e têm um caráter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados muito antes do processo de tratamento e validação da informação recolhida.

Já os resultados definitivos dos Censos 2021 serão disponibilizados até ao último trimestre de 2022, com uma apresentação dos resultados provisórios até fevereiro, confirma o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

87,6% dos portugueses responderam aos censos 2021 pela internet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião