Produção industrial disparou 36,9% em abril mas ainda não voltou a níveis pré pandemia
A produção industrial subiu em abril, tanto face ao ano anterior como a março. Ainda assim, não chega aos valores registados em 2019.
A produção industrial disparou 36,9% em abril, face ao mesmo período do ano passado, já marcado pela Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira. No entanto, esta subida ainda não foi suficiente para atingir os níveis registados antes da pandemia.
A variação homóloga do Índice de Produção Industrial, que foi 31,2 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em março, “reflete em larga medida um efeito de base, uma vez que a produção do mês homólogo foi fortemente afetada pela pandemia“, sublinha o INE. “Com efeito, o índice em abril de 2020 foi 74,5 recuperando para 101,9 em abril de 2021, ainda assim abaixo dos 105,8 observados no mesmo mês de 2019”, sinalizam.
Foi o agrupamento de bens de consumo que mais contribuiu para a variação do índice total, registando uma subida homóloga de 49,2%, sendo ainda assim 4,5% inferior a abril de 2019. O mesmo se verificou nos bens intermédios e de investimento, com variações homólogas de 31,2% e 72,0%, respetivamente, mas abaixo dos valores pré-pandemia.
Já quando se compara com o mês anterior, o Índice de Produção Industrial subiu 0,5% em abril (-0,7% em março), o que mostra que existiu também uma subida em cadeia deste indicador. Bens intermédios e de consumo contribuíram para este desempenho, enquanto os agrupamentos de energia e de bens de investimento registaram quedas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção industrial disparou 36,9% em abril mas ainda não voltou a níveis pré pandemia
{{ noCommentsLabel }}