Tesla não conseguiu controlar os tweets de Musk, diz a SEC

A Tesla fez um acordo com a reguladora dos mercados norte-americanos no qual ficou obrigada a supervisionar as publicações de Elon Musk nas redes sociais, mas não o terá feito em algumas ocasiões. 

A Securities and Exchange Commission (SEC), o equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários nos EUA, escreveu uma carta à Tesla em maio de 2020 a informá-la que “falhou no cumprimento” do controlo das publicações do CEO da empresa, “apesar das repetidas violações perpetradas por Elon Musk”, avançou o The Wall Street Journal (conteúdo em inglês/acesso pago).

A SEC chegou a um acordo com Elon Musk, em 2018, no âmbito de um processo em que acusou o patrão da Tesla de fraude por escrever um tweet sobre uma potencial oferta para retirar a fabricante de automóveis de bolsa. Musk pagou uma multa e a Tesla ficou obrigada a supervisionar as publicações de Musk nas redes sociais, mas não o fez.

Os advogados da Tesla não reviram o tweet de Musk de maio de 2020 sobre como o preço das ações da Tesla estava “muito alto” antes de o publicar, nem um tweet de julho de 2019 sobre a meta de fazer mil telhados solares da Tesla por semana até o final daquele ano. A SEC enviou cartas para Tesla em 2019 e 2020 logo após cada publicação, mas não terá avançado com nenhuma ação contra Musk ou a empresa.

A SEC considera que a “Tesla abdicou dos deveres exigidos pela ordem do tribunal”, segundo escreveu Steven Buchholz, um dos oficiais de fiscalização da SEC, nas cartas que o WSJ obteve. A empresa respondeu que o tweet sobre o preço das ações era simplesmente a opinião de Musk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla não conseguiu controlar os tweets de Musk, diz a SEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião