Plataforma de auto-agendamento da vacina da Covid já aceita inscrições de maiores de 45 anos

A partir desta sexta-feira, os utentes entre os 45 e os 49 anos, inclusive, já podem também agendar a vacina contra a Covid-19. Só há vagas disponíveis para estas idades a partir de 14 de junho

A plataforma de auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 já permite a inscrição dos utentes entre os 45 e os 49 anos, inclusive. Contudo, os utentes destas faixas etárias só terão vaga a partir de 14 de junho, confirmou fonte oficial da task force ao ECO.

No início desta manhã, o portal Covid criado pelo Governo, dava conta de que o auto-agendamento estaria disponível para as pessoas com mais de 45 anos, tal como o Público (acesso livre) noticiou. No entanto, quando se tentava fazer efetivamente o agendamento para estas faixas etárias não era possível.

Ao ECO, fonte oficial da task force explicou que essa situação se verificou porque os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estavam a fazer testes, pelo que o auto-agendamento para os utentes entre os 45 e os 49 anos, inclusive, só seria possível de ser efetuado a partir desta tarde. Além disso, o organismo revelou que os utentes dessas faixas etárias só terão vagas a partir de 14 de junho.

Entretanto esta possibilidade já se encontra disponível na plataforma Covid criada pelo Governo e foi também confirmada pelas autoridades de saúde. “Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a Covid-19, informa-se que já se encontra disponível, a possibilidade de auto agendamento para idades iguais ou superiores a 45 anos”, revela a task force em nota divulgada aos jornalistas.

A plataforma de auto-agendamento permite agora também a inscrição dos utentes entre os 45 e os 49 anos, inclusive. Só há vagas a partir de dia 14 de junho.Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Trata-se, portanto, de um alargamento desta plataforma, que vai permitir o acesso a um universo ainda mais abrangente de cidadãos. Na semana passada, esta ferramenta tinha sido alargada aos utentes entre os 50 e os 54 anos.

Com uma maior disponibilidade das vacinas, as pessoas com mais de 40 anos vão começar a ser vacinadas a partir de dia 6 de junho, enquanto os maiores de 30 anos vão começar a ser inoculados a partir de dia 20 de junho. De acordo com o coordenador da task force, Henrique Gouveia, estima-se que Portugal atinja a imunidade de grupo, isto é, ter 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina a 8 de agosto.

A plataforma de auto-agendamento foi lançada a 23 de abril, sendo que numa fase inicial era apenas destinada aos maiores de 65 anos, tendo sido progressivamente alargada às diversas faixas etárias por ordem decrescente. Esta plataforma permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Segundo o último relatório divulgado na terça-feira pela DGS, há já mais de 3,7 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 37% da população), dos quais mais de 1,9 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (19% da população). Entre as faixas etárias, a população com 80 ou mais anos é a que tem maior taxa de vacinação (91% com as duas doses), seguida pelos 65-79 anos (93% com pelo menos uma dose da vacina) e pelos 50 aos 64 anos (52% com uma dose da vacina).

(Notícia atualizada às 15h59 com a indicação de que a inscrição para os utentes entre os 45 e os 49 anos, inclusive, já arrancou)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma de auto-agendamento da vacina da Covid já aceita inscrições de maiores de 45 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião