Suspensão de Trump do Facebook vai durar dois anos

O Facebook decidiu que a suspensão da conta do ex-presidente dos EUA vai durar dois anos, a contar desde o dia 7 de janeiro. Plataforma fará nova avaliação no final deste período.

O ex-presidente dos EUA vai continuar sem publicar conteúdos no Facebook e Instagram até 2023, pelo menos. A rede social decidiu que as restrições que aplicou a Donald Trump no início do ano, na sequência do ataque perpetrado pelos seus apoiantes ao Capitólio, vão manter-se em vigor por dois anos, a contar da data de 7 de janeiro.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pela rede social, cerca de um mês depois de o conselho de supervisão do Facebook ter mantido a suspensão de Trump, mas criticado a empresa por ter imposto o castigo por tempo “indefinido”. Em resposta, o Facebook define, assim, que a suspensão dura dois anos e que, em janeiro de 2023, irá revisitar o caso.

“No final deste período, vamos recorrer a especialistas para avaliar se o risco para a segurança pública se aliviou. Vamos avaliar fatores externos, incluindo casos de violência, restrições à reunião pacífica e outras marcas de agitação civil. Se determinarmos que ainda há um risco sério para a segurança pública, iremos prolongar a restrição por um período definido e continuaremos a reavaliá-la até que o risco recue”, informou o Facebook num comunicado.

A empresa decidiu suspender a capacidade de o então presidente dos EUA publicar mensagens nas redes sociais do grupo na sequência do ataque ao Capitólio, em que centenas de apoiantes de Donald Trump invadiram o edifício federal. Na altura, Trump foi acusado de incitar ainda mais os protestos em vez de tentar serenar os ânimos.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suspensão de Trump do Facebook vai durar dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião