Milionários dos EUA pagaram zero em IRS durante vários anos

  • ECO
  • 8 Junho 2021

Investigação da ProPublica conclui que os 25 mais riscos pagaram “taxa verdadeira de imposto” de 3,4% entre 2014 e 2018.

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo segundo a Forbes, com uma fortuna avaliada em 201 mil milhões de dólares, não pagou um cêntimo em impostos federais sobre o rendimento em 2007 e 2011. O segundo mais rico, Elon Musk, fundador da Tesla, também nada pagou em 2018. Michael Bloomberg, Carl Icahn ou George Soros são outros milionários que entregaram zero ao Fisco, segundo uma investigação da Propublica, divulgada esta terça-feira.

A ProPublica, uma organização de jornalismo de investigação norte-americana, obteve dados do Internal Revenue Service, o equivalente ao Fisco português, sobre as declarações de rendimento de milhares de milionários norte-americanos, ao longo de 15 anos. Os dados incluem rendimentos, impostos pagos, investimentos realizados e o resultado de auditorias.

Os jornalistas compararam quanto os 25 mais ricos pagaram em impostos com a estimativa da Forbes para o aumento da sua fortuna no mesmo período. O valor do património aumentou 401 mil milhões de dólares entre 2014 e 2018, mas pagaram apenas 13,6 mil milhões em IRS, o que equivale a uma taxa efetiva de 3,4%.

Warren Buffett, o que mais poupou

A ProPublica chama-lhe a “taxa de imposto verdadeira” e dá alguns exemplos. No caso de Warren Buffett, que já foi o mais rico do mundo, foi de 0,10% naquele período. Ninguém poupou tanto como o fundador e acionista da Berkshire Hathaway.

Jeff Bezzos, que pagou o equivalente a 0,98%, não desembolsou qualquer montante em 2011, devido a perdas em investimentos. Nesse ano recebeu mesmo um crédito fiscal de 4.000 dólares devido aos filhos.

Michael Bloomberg, proprietário da agência com o mesmo nome e antigo “mayor” de Nova Iorque, pagou uma “taxa verdadeira” de 1,3% e Elon Musk de 3,27%.

Agregado médio entrega 14% ao Fisco

Segundo contas da organização, um agregado familiar nos Estados Unidos ganha, em média, cerca de 70 mil dólares por ano e entrega 14% ao Fisco.

“A informação fiscal mostra que os mais ricos conseguem – de forma perfeitamente legal – pagar impostos sobre o rendimento que são apenas uma pequena fração das centenas de milhões ou mesmo milhares de milhões que as suas fortunas crescem todos os anos”, conclui o texto da ProPublica.

No fim de 2018, a fortuna dos 25 mais ricos era de 1,1 biliões de dólares. Seriam necessários os salários de 14,3 milhões de norte-americanos médios para chegar ao mesmo valor.

As fortunas destes milionários assentam em participações acionistas ou ativos imobiliários que valorizaram naqueles anos. O artigo da ProPublica refere casos em que foram auto-atribuídos salários de um euro – Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou Larry Pages – ou equivalentes a um trabalhador da classe média: 80 mil dólares por ano, no caso de Jeff Bezos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionários dos EUA pagaram zero em IRS durante vários anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião