Hoje nas notícias: PRR, preços de alimentos e escolas

  • ECO
  • 17 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O pagamento dos cheques relativos ao Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal vai depender do cumprimento das metas estabelecidas por Portugal com Bruxelas. O aumento do preço das matérias-primas está a afetar vários setores, o que poderá levar à subida dos preços dos alimentos. Já nos estabelecimentos de ensino, a falta de meios digitais na maioria das escolas dificultou o ensino à distância. Por outro lado, a marcar o dia está a ainda a notícia de que 10% dos deputados candidatam-se às autárquicas.

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas de Bruxelas

Com a ” luz verde” da Comissão Europeia ao Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, o país compromete-se a partir de agora e até agosto de 2026 a cumprir 341 metas e objetivos, com 32 reformas e 83 investimentos, cuja concretização depende para receber 16,6 mil milhões de euros por parte de Bruxelas.

Leia a notícia completa no Público (link indisponível).

Preço dos alimentos pode aumentar até 10%

O aumento do preço das matérias-primas está a afetar vários setores. O mesmo para a indústria agroalimentar onde produtores e associações têm a certeza que o preço dos alimentos vai aumentar nos próximos meses. Algumas colheitas já o sentiram, por exemplo o trigo mole (base da farinha) subiu mais de 30% desde o final de 2019. Já na próxima colheita de milho, em novembro, o preço deverá subir 45% face a 2020.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Faltam meios de ensino à distância em 90% das escolas

A implementação do ensino à distância, devido à pandemia, foi dificultada pelo número insuficiente de dispositivos digitais e de uma ligação à internet de qualidade. A maioria das escolas em Portugal (92%) não dispunha de equipamentos em número suficiente nem de ligação de internet com qualidade. Além disso, em 80% das escolas portuguesas a falta desses dispositivos por parte dos alunos e famílias afetou o trabalho realizado, segundo um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Escolas já estão a pedir manuais de volta

O Ministério da Educação ainda não enviou as orientações para o processo, mas com o fim do ano letivo para alguns alunos, algumas escolas já se anteciparam e começaram a pedir os manuais de volta. O programa tinha ficado suspenso o ano passado, mas o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares lembra que a lei não mudou e que “neste ano cumpre-se o que estava previsto”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

10% dos deputados candidatam-se às autárquicas

Cerca de 10% dos deputados da Assembleia da República candidatam-se às eleições autárquicas pois os partidos acabam por apostar na popularidade que têm ou ganharam no Parlamento. Em 2021 há, até ao momento, 22 candidatos que são deputados.

Leia a notícia completa no Inevitável (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PRR, preços de alimentos e escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião