Trabalhadores da Transtejo juntam-se aos da Soflusa na greve parcial em 14 e 15 de julho

  • Lusa
  • 24 Junho 2021

"Ficou aprovado realizar dois dias de paralisação parcial, três horas por turno, nos mesmos dias que foram ontem aprovados para a Soflusa", anunciou a FECTRANS.

Os trabalhadores da Transtejo, empresa que assegura a ligação fluvial entre Lisboa e a margem sul, decidiram esta quinta-feira juntar-se ao protesto da Soflusa, com uma nova greve parcial nos dias 14 e 15 de julho, anunciou a FECTRANS.

“No plenário de trabalhadores da Transtejo ficou aprovado realizar, novamente, dois dias de paralisação parcial, três horas por turno, nos mesmos dias que foram ontem [quarta-feira] aprovados para a Soflusa, que são os dias 14 e 15 de julho”, disse José Manuel Oliveira, coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Em declarações à agência Lusa, o dirigente sindical destacou a “participação elevada” dos trabalhadores da Transtejo no plenário realizado esta quinta-feira, das 14h30 às 17h30, que motivou a interrupção temporária do serviço de transporte da empresa.

A questão central é exigir que a administração cumpra com aquilo que está obrigada do ponto de vista do Acordo de Empresa, que é fazer a revisão salarial todos os anos, e é nesse contexto que, até ao momento, não tivemos qualquer contraproposta relativamente às propostas sindicais”, afirmou José Manuel Oliveira.

Neste sentido, a nova greve parcial dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa (duas empresas que têm administração comum) vai realizar-se “com vista a valorizar e a melhorar os salários, conforme está previsto no Acordo de Empresa”, indicou o coordenador da FECTRANS.

Devido ao plenário de trabalhadores da Transtejo, as ligações fluviais entre Lisboa e os concelhos da margem sul do rio Tejo, estiveram interrompidas esta quinta-feira, das 13h00 às 18h30, nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria.

Na semana passada, nos dias 16 e 17 de junho, os trabalhadores da Transtejo/Soflusa (TTSL) – as duas empresas de serviço público de transporte fluvial, mas com uma administração comum – estiveram em greve parcial, de três e duas horas por turno, por a empresa manter a sua posição de “aumento de 0%” nas negociações salariais, depois de uma primeira luta em 20 de maio.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Transtejo juntam-se aos da Soflusa na greve parcial em 14 e 15 de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião