NFT de código-fonte da World Wide Web vendido por 5,4 milhões

  • ECO
  • 1 Julho 2021

O NFT foi criado pelo cientista inglês Tim Berners-Lee e representa a propriedade de vários itens digitais desde que este inventou a rede mundial de computadores em 1989.

Um non-fungibletoken (NFT) do código-fonte original para a rede mundial de computadores, escrito pelo seu inventor Tim Berners-Lee, foi vendido por 5,4 milhões de dólares (4,55 milhões de euros) num leilão online na Sotheby’s, escreve o The Guardian (conteúdo em inglês).

O NFT foi criado pelo cientista inglês em 2021 e representa a propriedade de vários itens digitais desde que este inventou a rede mundial de computadores em 1989. Esta venda compreende efetivamente um registo baseado em blockchain de propriedade de arquivos, contendo o código-fonte original para a rede mundial de computadores. O preço final foi de 5.434.500 dólares e metade dos licitantes eram novos na Sotheby’s.

O NFT é considerado valioso por alguns porque a sua base no blockchain autentica que ele é único e foi oficialmente criado pelo próprio Berners-Lee. “O simbolismo, a história, o facto de virem do criador é o que os torna valiosos. E há muitas pessoas que colecionam coisas exatamente por essas razões”, diz Cassandra Hatton, responsável de Ciência e Cultura na Sotheby’s, citada pelo jornal britânico.

“Colocámos num fórum público, vendemos basicamente sem reserva (a licitação começou em 1.000 dólares) e deixamos o mercado decidir qual seria o valor. Houve vários licitantes que concordaram que é valioso”, acrescenta a responsável.

Incluídos na compra estão NFTs que representam cerca de 9.555 linhas de código escrito entre 1990 e 1991, uma visualização animada de 30 minutos do código, um póster digital do código e uma carta digital escrita por Berners-Lee em junho de 2021. “Não estou a vender o código-fonte. Estou a vender uma imagem que fiz, com um programa Python que eu mesmo escrevi, de como o código-fonte ficaria se estivesse preso na parede e assinado por mim”, disse o próprio Tim Berners-Lee, numa entrevista recente ao The Guardian.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NFT de código-fonte da World Wide Web vendido por 5,4 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião