De Faro ao Porto, estes 30 concelhos recuam no desconfinamento

A lista de concelhos de risco muito elevado passou de 3 para 19, enquanto a lista de concelhos de risco elevado passou de 25 para 26.

O número de concelhos de “risco muito elevado”, sujeitos a restrições mais apertadas, passou de 3 para 19, anunciou esta quinta-feira a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva:

  • Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.
  • Nestes 19 concelhos, o teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam, os restaurantes só podem funcionar até às 22h30 durante a semana ou 15h30 aos fins de semana (com um máximo de quatro pessoas por grupo no interior ou seis na esplanada), os espetáculos culturais têm de acabar às 22h30, o comércio a retalho alimentar encerra às 21h00 durante a semana e 15h30 ao fim de semana e feriados, o comércio a retalho não alimentar e serviços só podem funcionar até às 21h00 durante a semana e 15h30 ao fim de semana e feriados, e os casamentos e batizados só podem ter 25% da lotação do espaço.

Já o número de concelhos de risco “elevado” passou de 25 para 26, disse a governante, após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira. Estes concelhos vão ficar num patamar intermédio de restrições:

  • Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
  • Nestes 26 concelhos, o teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam, os restaurantes só podem funcionar até às 22h30 (com seis pessoas por grupo no interior ou dez na esplanada), os espetáculos culturais têm de acabar às 22h30, o comércio encerra às 21h00 e os casamentos e batizados só podem ter 50% da lotação do espaço.

Feitas as contas, um total de 30 concelhos ficam sujeitos a novas restrições na próxima semana, sendo que, em 45 municípios (todos os acima indicados), regressa a proibição de circulação na via pública a partir das 23 horas.

Os concelhos de risco “muito elevado” são aqueles que estão há pelo menos duas semanas consecutivas com incidências da Covid-19 superiores a 240 casos por 100 mil habitantes (ou 480 para os de baixa densidade). Os concelhos de risco “elevado” são os que registam mais de 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 para os de baixa densidade).

(Notícia atualizada pela última vez às 17h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Faro ao Porto, estes 30 concelhos recuam no desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião