Acelerar startups de desporto? #aculpaedobenfica

Estádio vai servir de incubadora ao KickUp Sports Innovation, primeiro programa para ideias de negócio ligadas ao desporto. O projeto é liderado por João Cunha, ex-presidente da Acredita Portugal.

O Estádio do Benfica está prestes a transformar-se numa incubadora e aceleradora de ideias e negócios. Apresentado esta quarta-feira, acaba de o nascer o KickUp Sports Innovation, o primeiro programa de inovação e aceleração de ideias para o cluster do desporto existente na Europa e um dos únicos do mundo.

O programa de aceleração com duração de 12 semanas está em desenvolvimento há cerca de um ano e meio, altura em que João Cunha, ex-presidente da Acredita Portugal e mentor do projeto, saiu da associação de empreendedorismo. “Precisava de fazer algo ligado ao desporto, uma área de que gostava muito, e pareceu-me uma boa oportunidade o facto de ainda não existir nenhum programa de inovação nesta área na Europa”, conta Cunha, em entrevista ao ECO.

A ideia é que, além de contarem com um espaço, as equipas de empreendedores possam testar, de imediato, os seus produtos, serviços ou ideias no “mercado” especializado: o próprio clube. “Temos uma infraestrutura de elite para testar todo o tipo de soluções, desde wearables à bioética, passando pela alimentação ou o bem-estar. Podemos testar imediatamente as ideias, tanto com os atletas, como os treinadores, os sócios e os adeptos”, explica João Cunha.

Além do clube da Luz, entre os promotores do projeto estão a Universidade Nova, a Nos, a Luz Saúde, a Case (ex-TLC events) e a Sport Zone, como parceiros nas respetivas áreas. Os participantes no programa de aceleração terão ainda acesso a fazer parte de uma agenda semanal que inclui treinos desportivos, de mindfullness e acompanhamento com personal trainers, entre outros. “A ideia é que seja uma solução integrada para evitar situações de burnout e formar uma comunidade diretamente relacionada com o ADN do desporto”, esclarece o responsável.

As candidaturas ao KickUp Sports Innovation arrancam esta quarta-feira e terminam a 12 de março, altura em que serão escolhidos os 20 projetos finalistas que participarão no bootcamp de quatro dias, e que arranca a 26 de março. A 7 de abril serão anunciados os dez finalistas — que ganham 10.000 euros cada para financiarem os projetos em troca de uma posição no capital de 8%. As dez equipas ou ideias participarão no programa de aceleração, com data marcada de início para 24 de abril. O programa de aceleração termina a 11 de julho, com o anúncio das equipas vencedoras no demo day, em pleno relvado da Luz.

As candidaturas podem ser feitas aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acelerar startups de desporto? #aculpaedobenfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião