Governo dá mais tempo aos vencedores de projetos solares já leiloados

  • ECO
  • 2 Julho 2021

Ideia é dar aos vencedores mais tempo para licenciarem os seus projetos, tendo em conta as dificuldades criadas pela pandemia. Por enquanto não se prevêm cancelamentos.

O Governo está a adiar os prazos dos projetos solares já leiloados. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a ideia é dar aos vencedores mais tempo para licenciarem os seus projetos, tendo em conta as dificuldades levantadas pela pandemia. Além disso, está ainda a ser avaliado um novo prolongamento dos prazos dos vencedores de 2020. Por enquanto não se prevê a necessidade de cancelar estes projetos.

Já foram emitidos dois despachos para dar aos vencedores dos leilões de energia solar de 2019 mais quatro meses para obterem a licença de exploração: até janeiro de 2023 no caso de não serem sujeitos a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) ou julho de 2023 caso careçam dessa avaliação. O mesmo está a ser avaliado para os leilões de 2020 mas, por enquanto, os prazos são maio de 2024 (sem AIA) e novembro de 2024 (com AIA).

Estes prolongamentos são justificados pelo Governo com os “efeitos extraordinários decorrentes da pandemia, que extravasam os normais riscos de mercado”. Tanto o Ministério do Ambiente como a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e várias das empresas que ganharam os leilões indicam que, por enquanto, não se prevê a necessidade de cancelar projetos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá mais tempo aos vencedores de projetos solares já leiloados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião