Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”

  • ECO
  • 4 Julho 2021

Serão apresentadas este mês uma série de medidas para garantir que a União Europeia consegue atingir a meta de redução das emissões de carbono em 55% até 2030, face a 1990.

Bruxelas que estimular a procura por automóveis elétricos. Nesse sentido, está a a preparar uma estratégia para tornar mais baratos os veículos mais amigos do ambiente, procurando que sejam “acessíveis para todos os europeus”, diz Frans Timmermans. A Comissão Europeia não definirá uma data para acabar a venda de carros a combustão, mas incentivará ao fim destes em breve.

Em entrevista ao Financial Times (acesso pago), o vice-presidente da Comissão Europeia diz que serão apresentadas este mês uma série de medidas para garantir que a União Europeia consegue atingir a meta de redução das emissões de carbono em 55% até 2030, por comparação com os níveis de 1990.

Entre essas medidas está um aperto nos níveis de CO2 para os carros novos vendidos durante a próxima década, bem como uma proposta para que os fabricantes de automóveis paguem pela poluição dos veículos que comercializem. “Temos de fazer estas duas coisas para estimular a introdução de veículos elétricos” no mercado, o que fará aumentar a oferta e, por sua vez, levará a uma descida do preços destes veículos.

“Não acreditamos que definir uma data para o fim dos carros com motores a combustão seja suficiente” para que estes acabem efetivamente. “Mas dizendo à indústria que seremos cada vez mais restritos em termos das emissões envia essa mensagem e empurra-os nessa direção”, a de acabarem com os motores a combustão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião