Dois em cada 10 portugueses não vão sair de casa nas férias

Entre os portugueses que vão de férias, a maioria vai ficar pelo país, sendo que 40% ruma ao litoral. O gasto médio das férias será de 600 euros.

Cerca de 20% dos portugueses não irá fazer férias fora de casa, segundo um inquérito online realizado pela Deco Proteste, organização de defesa do consumidor. Dos que vão sair da sua residência, a maioria decidiu ficar por Portugal.

Nas férias de verão de 2021, Portugal é o destino de eleição dos portugueses, especialmente o litoral que irá receber cerca de 40% dos portugueses que ficam por cá, de acordo com o estudo da Deco que entrevistou 1.002 portugueses.

Os restantes portugueses que também ficam por cá vão dirigir-se a “zonas serranas e rurais” (cerca de 20%) e “perto de 8% irá viajar dentro do país, para visitar cidades de norte a sul de Portugal”.

Porém, há ainda 20% de indecisos que não sabem o que fazer este verão e dois em cada dez vai mesmo ficar por casa.

Para o estrangeiro rumam apenas 6% dos inquiridos, “sobretudo população jovem dos 25 aos 39 anos”.

Quanto aos gastos, “em média, os inquiridos, preveem gastar pouco mais de 600 euros nas férias deste ano“, mas o valor sobe para pouco mais de mil euros entre os que rumam ao litoral.

No que diz respeito à pandemia de Covid-19, “no geral, os portugueses sentem-se mais seguros do que inseguros ao frequentarem determinados espaços de lazer”. Por exemplo, 57% dos inquiridos considera seguro desfrutar da sua estadia num hotel e apenas 26% sente-se inseguro. Já nos alojamentos locais, a percentagem dos que se sentem seguros desce para 34% e um em cada quatro não sente segurança nestes alojamentos. São os mais velhos (entre os 66 e 74 anos) que mais se sentem inseguros nestes dois tipos de alojamento, para eles o melhor é mesmo arrendar uma casa de férias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dois em cada 10 portugueses não vão sair de casa nas férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião