Banca deu 1.314 milhões em crédito para comprar casa em maio

Financiamento para a compra de casa voltou a aumentar em maio. Bancos concederam 1.314 milhões de euros em empréstimos, tendo sido superada a marca dos mil milhões pelo terceiro mês consecutivo.

A procura por crédito para a casa continua a aumentar. Em maio, mês marcado pelo desconfinamento, os bancos concederam 1.314 milhões em novo financiamento para a aquisição de habitação própria.

Depois de concederem 1.220 milhões de euros em abril, o valor que os bancos emprestaram às famílias em crédito à habitação recuperou em maio. Na comparação homóloga assiste-se a um aumento de 49,3%.

Fonte: Banco de Portugal

Foi o terceiro mês consecutivo acima da fasquia dos mil milhões de euros emprestados pela banca para a compra de casa, sendo que essa marca tinha sido superada já em dezembro de 2020.

Contudo, foi também um mês marcado pela inversão da tendência de descida da taxa cobrada nestes empréstimos. “Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média, em maio, aumentou um ponto base, para 0,83%”, diz o Banco de Portugal.

Enquanto os volumes de novas operações de empréstimos para habitação totalizaram 1.314 milhões, no consumo e outros fins ascenderam a “425 milhões e 178 milhões de euros, respetivamente”.

No caso do consumo, o financiamento aumentou face aos 387 milhões registados em abril, enquanto no caso dos outros fins assistiu-se a uma quase estabilização no novo crédito: passou de 174 para os 178 milhões. Em ambos os casos, valor aumentou em termos homólogos.

No total, os empréstimos dos bancos às famílias totalizaram 1.917 milhões de euros em maio.

(Notícia atualizada às 11h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca deu 1.314 milhões em crédito para comprar casa em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião