“É notório o desgaste e a desorientação do Governo”. Rio defende remodelação

O líder do PSD afirma que é "evidente que o Governo precisa de um remodelação", tendo em conta o "notório desgaste e a desorientação" do Executivo de Costa.

É “evidente que o Governo precisa de um remodelação”, defendeu Rui Rio esta segunda-feira, sem adiantar quais os ministros que poderiam ser substituídos. O líder dos sociais-democratas salientou que o “Governo está com um desgaste brutal, até pelo próprio relacionamento entre governantes, que em alguns casos não é o melhor”.

“É importante para o país que o Governo ganhe novo ânimo, nova dinâmica, nova organização. Tenho a ideia que com a composição que tem está gasta. Neste momento, é notório o desgaste e a desorientação do Governo”, alertou Rui Rio no ciclo de conferências da ANJE “PME XXI-Qual o Futuro?”.

O social-democrata destacou ainda que, se fosse primeiro-ministro, já tinha feito uma remodelação governamental. Questionado se o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tem condições para manter o cargo, tendo em conta as várias polémicas em que está evolvido, Rio afirmou que na sua apreciação, não tem condições para continuar a ocupar o cargo.

Na ótica do líder dos sociais-democratas, esta remodelação no Governo deveria acontecer antes de ser apresentada a proposta para o Orçamento do Estado para 2022. “Quanto mais depressa a remodelação for feita melhor”, afirmou Rio Rio. Apesar de defender que a “desorganização é favorável para o PSD, destaca que é “altamente desfavorável para o país”. “Como líder da oposição devo ter em primeiro lugar a preocupação do país e não é bom para Portugal o estado em que o Governo se encontra”, salientou.

O primeiro-ministro, António Costa, já reconheceu o desgaste dos seus ministros, por causa da pandemia, mas afastou uma remodelação governamental. Em concreto, disse que não acontecerá “no horizonte” que alcança. “Não está prevista nenhuma remodelação” governamental “no horizonte” que alcança, afirmou o chefe do Governo, numa entrevista ao Público.

Carlos César, presidente do PS, também a descartou recentemente. Aliás, a única remodelação que vê é a da fachada da sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, em Lisboa. Disse que o “Governo está a governar numa fase muito difícil”, por causa da pandemia. E tem de se concentrar é nisso.

“Câmara de Lisboa anda mais ou menos ao deus-dará”

Além das críticas ao Governo, Rui Rio também criticou o trabalho de Fernando Medina como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que apresenta a sua recandidatura à autarquia de Lisboa esta segunda-feira.

“A gestão de Fernando Medina ficou mais destapada por este caso da Rússia, mas porque também se percebeu que a Câmara de Lisboa é uma desorganização completa, é uma instituição que não tem gestão adequada e anda mais ou menos ao deus-dará”, afirmou Rio.

“Percebemos todos as deficiência da gestão camarária do PS e da gestão de Fernando Medina“, destacou Rui Rio, salientando ainda que “se eleja para a Câmara de Lisboa alguém com capacidade de gestão e que otimize os recursos que a CML tem à disposição”.

(Notícia atualizada às 13h48 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É notório o desgaste e a desorientação do Governo”. Rio defende remodelação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião