Investimento de 250 milhões liga Loures e Odivelas por metro. Veja as estações
A linha do metro de superfície vai ter 18 estações que passam por oito freguesias. O projeto estava previsto no PRR e deverá estar concluído em 2025.
Um investimento de 250 milhões de euros vai dar origem a uma linha de metro de superfícies que liga Loures e Odivelas. O acordo foi formalizado pelo Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas esta segunda-feira, segundo comunicado divulgado pela transportadora.
Segundo a nota, cabe ao Metropolitano de Lisboa desenvolver os estudos necessários e fazer a avaliação da viabilidade do projeto sem descurar a harmonização com as áreas urbanas envolventes.
No total, são 18 estações em oito freguesias servidas pelo metro de superfície: Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas (no concelho de Loures) e Póvoa de Santo Adrião, Olival Basto, Odivelas, Ramada e Caneças (no município de Odivelas).
Veja as estações:
São mais de 12 km de extensão que servirão cerca de 174 mil habitantes, refere o comunicado.
Este investimento estava previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, com um valor de 250 milhões de euros, enquadrando-se no plano do Metro para a sua expansão e modernização.
“O concurso para a empreitada de conceção e construção, bem como para aquisição do material circulante, deverá ocorrer até final do ano de 2022, com data prevista de conclusão da empreitada no último trimestre de 2025“, indica o Metro.
Para o primeiro-ministro, António Costa, que esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo entre as câmaras e o Metropolitano de Lisboa, este projeto “é a concretização de um sonho antigo”.
Tweet from @antoniocostapm
“Não escondo a emoção de ver finalmente encarrilado o metro ligeiro até Loures. É um dia histórico, um sonho antigo que vai passar ao papel e do papel ao território”, afirmou António Costa.
O líder do Governo atentou ainda para a necessidade de esta obra ser encarada com “muita responsabilidade”, uma vez que será financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Este Programa de Recuperação e Resiliência impõem-nos a todos uma enorme responsabilidade. Nós temos três anos para assumir compromissos e mais três para executar totalmente. Aqui não pode haver mais atrasos, não pode haver mais demoras e aqui não pode haver novos passos atrás”, advertiu.
(Notícia atualizada às 14h50 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investimento de 250 milhões liga Loures e Odivelas por metro. Veja as estações
{{ noCommentsLabel }}