Dispensa de isolamento só quando 90% da população de risco estiver vacinada

  • ECO
  • 8 Julho 2021

Autoridades de saúde estão a ponderar a hipótese de dispensar de isolamento as pessoas vacinadas, mas só quando 90% da população de risco estiver inoculado.

As autoridades de saúde estão a estudar a possibilidade de dispensar quem já foi completamente vacinado de cumprir isolamento após contacto com um caso positivo. A medida ainda não está fechada e, para entrar em vigor, é preciso que 90% da população vulnerável em Portugal já esteja imunizada — uma percentagem que ainda é indicativa, avança o Observador (acesso pago).

Uma fonte familiarizada com o tema explicou ao jornal que o relaxamento das medida de isolamento só pode avançar quando “a cobertura vacinal for suficientemente grande para uma pessoa vacinada estar maioritariamente rodeada de outras pessoas que também já foram vacinadas”, sobretudo se os indivíduos em causa forem mais vulneráveis perante uma infeção por coronavírus.

Atualmente, as pessoas vacinadas têm de cumprir isolamento durante duas semanas, exceto se realizarem um teste com resultado negativo ao décimo dia, uma medida que está a provocar alguma discórdia, principalmente depois de o primeiro-ministro ter sido obrigado a ficar em isolamento profilático mesmo após testar negativo à Covid-19 e ter a vacinação completa há alguns meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dispensa de isolamento só quando 90% da população de risco estiver vacinada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião