Novo ano letivo arranca a 14 de setembro. Veja o calendário

Ministério da Educação já anunciou as datas para o arranque do ano letivo 2021-2022. Alunos regressam à escola em meados de setembro. Datas de provas de aferição estão definidas.

O Governo já definiu o calendário escolar para o próximo ano letivo de 2021-2022, que arranca entre 14 e 17 de setembro para os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e do ensino básico e secundário. No ensino especial particular, o ano escolar deverá iniciar-se entre 2 a 7 de setembro, com conclusão prevista para 30 de junho de 2022, a mesma data de conclusão para o da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

Os alunos do ensino público regressam à escola entre 14 a 17 de setembro com o primeiro período a decorrer até 17 de dezembro, com a segunda metade do ano escolar a decorrer entre 3 de janeiro e 5 de abril de 2022 e o terceiro período a arrancar a 19 de abril, com datas de término do ano escolar diferenciadas consoante o nível escolar dos alunos. Assim, os alunos que frequentem o 9.º, 11.º e 12.º têm conclusão prevista para 7 de junho, enquanto os alunos entre o 5.º e o 10.º anos deverão terminar o ano letivo a 15 de junho. Já no caso dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, o ano letivo decorre até ao final do mês de junho.

Para os estabelecimentos particulares de ensino especial o início do ano está previsto entre 2 e 7 de setembro com o primeiro período a decorrer até 29 de dezembro de 2021. O regresso faz-se a 3 de janeiro de 2022 com término do ano escolar aponta para 30 de junho.

O ministério da Educação já definiu igualmente quais os períodos de pausas letivas. No pré-escolar e ensino básico e secundário o período de férias de Natal está previsto entre 20 a 31 de dezembro de 2021, com a segunda pausa escolar agendada para 28 de fevereiro e 2 de março de 2022 e, a últimas férias entre 6 e 18 de abril do próximo ano.

Datas de exames e provas de aferição definidas

Pais e alunos ficaram igualmente a saber, esta quinta-feira, quais as datas previstas para o período de exames, com as provas de aferição do ensino básico a arrancar entre 2 e 11 de maio de 2022 para o 2º ano de Educação Artística e Educação Física, e entre 17 e 27 de maio para o 5ª ano de Educação Visual e Tecnológica e para o 8ª ano de Educação Física; a 3 de junho seguem as provas de aferição para o 8ª ano de Português, do Português Língua Segunda e do 5ª ano de Matemática e Ciências Naturais; a 8 de junho é a vez dos alunos do 8.º ano realizarem as provas de História e Geografia; a 15 de junho cabe aos alunos do 2.º testarem os conhecimentos de Português e Estudo do Meio, com as últimas provas de aferição para o 2.º ano de Matemática e Estudo do Meio previstas para 20 de junho.

A primeira fase das provas finais de ciclo estão previstas decorrer nos dias 17 de junho, 21 e 23 de junho – para o 9.º ano de PLNM, de Matemática, de Português e Português Língua Segunda, respetivamente – cm a afixação de pautas a acontecer a 11 de julho e a afixação de reapreciação de processos a 12 de agosto.

A segunda fase decorre nos dias 20 e 22 de julho – 9.º de Matemática e de Português, Português Língua Segunda e PLNM – com a afixação de pautas a 5 de agosto e da afixação dos processos de reapreciação a 29 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo ano letivo arranca a 14 de setembro. Veja o calendário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião