Marketplace da Kyaia já tem 60 marcas e leva calçado português para o outro lado do Atlântico

O calçado português está à distância de um clique. A Overcube nasceu com a missão de revolucionar o setor e já conta com 60 marcas, 11.000 referências e uma faturação total de seis milhões de euros.

O marketplace Overcube, do grupo Kyaia-Fly London, nasceu em 2018 com o propósito de revolucionar a indústria portuguesa do calçado, contribuindo para a modernização e digitalização do setor. Cerca de três anos depois, já faturou mais de seis milhões de euros e conta com 60 marcas, das quais seis em cada dez são portuguesas.

A plataforma, que contou com um investimento, até à data, de quatro milhões de euros por parte do grupo Kyaia, tem um portefólio de cerca de 11.000 referências e uma média de 300 mil acessos por mês. O fundador da Kyaia, Fortunato Frederico, conta, em entrevista ao ECO, que uma das missões da plataforma de e-commerce é ajudar marcas portuguesas a chegarem à internacionalização. Uma missão que foi alcançada com sucesso, tendo em conta que a Overcube exporta 60% dos produtos de calçado e acessório e está presente em vários países do mercado europeu, EUA e Canadá.

Na ótica de Fortunato Frederico, o caminho é, sem dúvida, digital. “Esse é um tópico que, no contexto atual, já não deveria ser sequer ponto de discórdia”, atira. Para o gestor, a pandemia mostrou que “ter uma loja online é hoje tão obrigatório quanto ter uma loja física há poucas décadas”.

“A reticência que existe ainda em apostar na transição digital é, infelizmente, sinónimo de obsolescência e de falta de sentido de sobrevivência. Depois daquilo que a pandemia nos ensinou, e da força indubitável que o digital ganhou, temos que apostar de uma forma sólida e constante na digitalização. De outra forma, aqueles que não fizerem esse investimento vão ficar para trás”, destaca o fundador da Kyaia.

O grupo Kyaia nasceu em 1984 e congrega, atualmente, as marcas de calçado Fly London, ASPORTUGUESAS, Foreva e Softinos. Além de ser palco para a nova geração de marcas em Portugal, Fortunato Frederico criou também a Overcube com o intuito de servir de rampa de lançamento digital para as marcas que querem atingir a Geração Z e os Millennials — consumidores que vivem no digital.

Questionado sobre quais os maiores desafios na área do e-commerce, Fortunato Frederico realça que são a adaptação à volatilidade das tendências, as constantes mudanças e a abundante quantidade de informação que têm que assimilar para se manterem atualizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marketplace da Kyaia já tem 60 marcas e leva calçado português para o outro lado do Atlântico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião