Grupo EDP dá gás à bolsa. Quedas de 1% da Galp e BCP travam ganhos

A bolsa nacional negoceia em "terreno" positivo, num dia misto nas bolsas europeias. O grupo EDP destaca-se nos ganhos, enquanto a Galp Energia cai depois de ter atualizado a produção e vendas.

A bolsa de Lisboa arranca a semana em alta, prolongando os ganhos da última sessão. Este desempenho dá-se num dia misto nas bolsas europeias, com a praça lisboeta a destacar-se nos ganhos. O índice de referência nacional é impulsionado pelo grupo EDP, enquanto quedas da Galp Energia e do BCP travam maiores ganhos.

O PSI-20 sobe 0,46% para os 5.196,81 pontos. Entre as 18 cotadas, são mais as que se encontram a negociar em “terreno” vermelho, mas as subidas são suficientes para puxar pelo índice.

Em “terreno” positivo, destaque para o grupo EDP. A subsidiária EDP Renováveis avança 2,73% para os 21,04 euros, um máximo desde 11 de fevereiro, liderando os ganhos na bolsa, enquanto a casa-mãe EDP sobe 2,03% para os 4,73 euros.

Nota também para a Altri, que ganha 0,28% para os 5,355 euros, no dia em que termina a oferta pública inicial (IPO) da Greenvolt, para a Jerónimo Martins, que soma 0,39% para os 16,70 euros, e para os CTT, que avançam 0,39% para os 5,12 euros.

Por outro lado, no extremo oposto, encontra-se a Galp Energia, que perde 1,02% para os 8,886 euros. Isto depois da empresa liderada por Andy Brown ter revelado que, produziu menos petróleo no segundo trimestre deste ano. Ainda assim, as vendas de produtos petrolíferos deram um salto, em termos homólogos, de 31%.

Destaque ainda para o BCP, que cai 1,63% para os 0,1325 euros, e para a Navigator, que recua 0,41% para os 2,93 euros, no arranque da sessão desta segunda-feira.

Fora do índice de referência nacional, nota para as ações do Benfica, que foram suspensas de negociação. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários solicitou à gestora da bolsa de Lisboa, a Euronext Lisboa, que congelasse a transação de títulos da SAD dos encarnados na sequência da detenção de Luís Filipe Vieira.

Pela Europa, o dia arranca misto, mas a tendência é de ganhos ligeiros. O índice pan-europeu Stoxx 600 somava 0,1% no arranque, mas acabou por inverter e segue agora a perder 0,30%. Já o espanhol Ibex valoriza 0,2% na abertura, enquanto o alemão Dax perde 0,2%, bem como o francês CAC 40, e o britânico FTSE 100 cai 0,3%.

(Notícia atualizada às 9h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo EDP dá gás à bolsa. Quedas de 1% da Galp e BCP travam ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião