OMS desaconselha a mistura de vacinas contra a Covid-19
A cientista chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), desaconselhou a mistura e combinação de vacinas contra a Covid-19 de diferentes fabricantes, defendendo que esta é "uma tendência perigosa".
Soumya Swaminathan, cientista chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), desaconselhou a mistura e combinação de vacinas contra a Covid-19 de diferentes fabricantes, defendendo que esta é “uma tendência perigosa”, dado que há poucos dados sobre os seus efeitos.
“É uma tendência um pouco perigosa. Há poucos dados e evidências disponíveis no que diz respeito à combinação e mistura [de vacinas]”, alertou Soumya Swaminathan, em conferência de imprensa, citada pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).
Até agora, só está estudada a combinação de vacina da AstraZeneca com a vacina da Pfizer. Um estudo da Universidade de Oxford revelou que a combinação destas duas vacinas confere uma forte imunidade ao vírus, sendo que ao contrário o resultado é igualmente positivo.
Em Portugal, e tal como acontece em vários países europeus, atualmente a recomendação é que os menores de de 60 anos que já levaram a primeira dose da AstraZeneca tomem a segunda dose de uma vacina de RNA mensageiro, ou seja, BioNTech/Pfizer ou da Moderna.
Além disso, quanto a uma eventual dose de reforço do fármaco, a cientista chefe da OMS relembrou que também ainda não há evidências científicas suficientes que demonstrem que esse reforço será necessário, considerando que se os países “começarem a decidir quando e quem tomará uma segunda, uma terceira e uma quarta dose”, tal pode resultar numa “situação caótica”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OMS desaconselha a mistura de vacinas contra a Covid-19
{{ noCommentsLabel }}